Quinta-feira, Maio 26, 2022
18.6 C
Braga
InícioBragaCandidatura para tornar Fábrica Confiança em residência universitária na fase final

Candidatura para tornar Fábrica Confiança em residência universitária na fase final

© CM Braga

A manifestação de interesse apresentada pelo Município de Braga ao Plano de Recuperação e Resiliência para transformar a Fábrica Confiança numa residência universitária foi classificada em 14º lugar num total de 154 manifestações admitidas, habilitando o projeto a passar à fase seguinte da candidatura, altura em que será efetivamente submetido a financiamento.

A Câmara Municipal apresentou no dia 28 de fevereiro esta manifestação de interesse ao Programa de Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, em resposta a um aviso do Plano de Recuperação e Resiliência.

A nova residência universitária irá disponibilizar mais de 750 camas a preço regulado a partir de dezembro de 2024, através da adaptação, reconstrução e ampliação do edifício da Fábrica Confiança, que pertence à esfera municipal. O projeto envolve ainda a Universidade do Minho e o Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA).

De acordo com os valores estimados apresentados nesta fase, e a concretizar-se na fase seguinte o sucesso agora alcançado, o financiamento, que se traduz em 100% do valor elegível, poderá ser de 22.727.068,00€ num total de investimento que poderá ir aos 26.024.068,00€.

“A disponibilização de alojamento para os estudantes do ensino superior que se encontram deslocados do local da sua residência, de forma condigna e a preços acessíveis, é essencial e prioritária para o alargamento e a democratização do acesso ao ensino superior, sendo um dos desígnios assumidos pelo Município o de mitigar a escassez desta oferta”, referiu a Autarquia.

O projeto foi avaliado com base no seu “grau de inovação, na adequação da oferta de alojamento à procura potencial e na celeridade na execução do investimento”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS