Campeonato Europeu de Atletismo adiado para janeiro de 2021 devido ao coronavírus
Terça-feira , Outubro 27 2020 Periodicidade Diária nº 2617
Principal / Notícias / Campeonato Europeu de Atletismo adiado para janeiro de 2021 devido ao coronavírus

Campeonato Europeu de Atletismo adiado para janeiro de 2021 devido ao coronavírus

Face aos recentes desenvolvimentos em torno do novo Coronavírus, o Campeonato Europeu de Atletismo, que iria realizar-se em Braga de 15 a 21 de março, será adiado para janeiro de 2021.

Esta decisão, já validada pela European Master Athletics (EMA), respeita a recomendação unânime da Comissão Municipal de Proteção Civil de Braga que esteve hoje reunida extraordinariamente, seguindo, também, o despacho n.º 2836-A/2020, de 2 de março, que menciona particularmente no seu ponto 4,  na alínea b), a “Suspensão de eventos ou iniciativas públicas, realizados quer em locais fechados quer em locais abertos ao público”.

Esta medida resulta da análise de risco, através de critérios definidos pela informação 6/2020 da Direção Geral de Saúde (DGS), que classificam o “EMACI 2020 Braga” um evento de risco extremamente elevado, determinado pelos seguintes critérios:

  1. Competição efetuada principalmente em recinto fechado;
  2. Competição com volume de participantes superior a 3.200 pessoas, com uma média de idade particularmente elevada (grupo de risco);
  3. Evento que reúne participantes provenientes de 51 países, alguns com forte incidência do COVID-19 e vários originários de áreas com transmissão comunitária ativa deste vírus;
  4. Duração, alojamento e as viagens inerentes ao evento.

Esta análise constatou ainda que quaisquer medidas de contenção que pudessem ser adotadas para reduzir o risco de disseminação da doença não seriam, no contexto desportivo em que seria realizado, garantia suficiente para reduzir o risco de transmissão da doença.

Perante o exposto e face à impossibilidade de assegurar a segurança e a saúde dos participantes, organização, juízes e voluntários, mas também da própria cidade e seus habitantes, a decisão passou por adiar o evento que irá decorrer de 10 a 17 de janeiro de 2021.

De salientar que o adiamento deste evento tem em conta apenas as características específicas do “EMACI 2020 Braga” e à sua consequente análise de risco, não devendo esta conduta ser generalizada perante outros eventos de tipologia diversa que decorram em Braga.