Sábado, Abril 13, 2024
17.7 C
Braga
BragaCaminho da Geira quer transparência no processo de homologação dos itinerários

Caminho da Geira quer transparência no processo de homologação dos itinerários

© Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros

A comissão instaladora da Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, apelou às entidades da Galiza e de Portugal responsáveis pela homologação dos caminhos de Santiago que atuem de “modo a promover uma maior transparência dos processos e equidade entre as diferentes candidaturas”.

Nesse sentido, os peregrinos presentes na reunião, realizada em A Estrada, na Galiza, solicitam “a divulgação pública oficial do nome dos caminhos em estudo e que sejam analisados sob um ponto de vista histórico, com critérios de avaliação bem definidos e objetivos”.

“A publicação oficial simultânea do resultado dos processos de homologação, explicitando quais os itinerários oficializados, bem como dos dossiês de avaliação das candidaturas, nomeadamente os de informação histórica”, é outro pedido que a associação faz às autoridades galegas e portuguesas.

A comissão instaladora solicita ainda que “tenham em conta a opinião das associações de peregrinos e de apoio a peregrinos”, no âmbito do trabalho que está a ser desenvolvido pelos municípios.

Noutro área, os participantes na reunião elegeram por “unanimidade” José Manuel Almeida, presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos, no concelho de Amares, para presidente da associação.

José Manuel Almeida ficou incumbido de encontrar um modelo para a direção da associação, que “tem de incluir cidadãos portugueses e galegos”, e do apresentar numa futura reunião da comissão instaladora para “discussão e aprovação”.

O Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES