Quarta-feira, Setembro 22, 2021
17.5 C
Braga
InícioCulturaCamerata de Cordas da UMinho e Ricardo Barceló atuam nas Termas Romanas...

Camerata de Cordas da UMinho e Ricardo Barceló atuam nas Termas Romanas de Braga

UMinho

O espaço arqueológico musealizado das Termas Romanas da Cividade, em Braga, acolhe no próximo domingo, 30 de maio, às 18:30, um concerto de Ricardo Barceló (guitarra clássica) e da Camerata de Cordas do Departamento de Música da Universidade do Minho, orientada pelo professor Miguel Simões. A entrada é livre, mas limitada ao espaço disponível.

A atuação abre com “Suite para Cordas, op. 46”, de F. Corrêa de Oliveira, e depois estreia ao vivo “A Fonte do Ídolo para Guitarra e Orquestra de Cordas”, de Ricardo Barceló, que inclui os andamentos “Bracari”, “Nábia – Deusa das águas e da fortuna” e “Tongoenabiago – Deus do rio do juramento”. O reportório inclui ainda “Concerto para Orquestra de Cordas em Ré Maior, op. 17”, de J. Braga Santos.

O espetáculo insere-se na iniciativa “Braga Romana” e conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos e do Município de Braga, que publicou recentemente a obra musical “A Fonte do Ídolo”, inspirada no monumento homónimo no centro da cidade. Trata-se de um antigo lugar de culto e peregrinação dedicado às divindades indígenas Nabia e Tongoenabiago, que eram adoradas pelos bracari, os habitantes do lugar que passou a chamar-se Bracara Augusta durante o domínio romano. As termas romanas são um dos diversos espaços arqueológicos emblemáticos da cidade e da região.

O compositor e intérprete Ricardo Barceló é membro do Grupo de Investigação em Estudos Artísticos do Centro de Estudos Humanísticos da UMinho (GIArtes-CEHUM), além de professor e diretor do Departamento de Música do Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS