Segunda-feira, Maio 16, 2022
18.9 C
Braga
InícioRegiãoPóvoa de LanhosoCâmara e associações zoófilas da Póvoa de Lanhoso incentivam à esterilização de...

Câmara e associações zoófilas da Póvoa de Lanhoso incentivam à esterilização de animais

© CM Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, em colaboração com as associações zoófilas do concelho, está a promover uma campanha de esterilização, abrangendo animais de rua. Numa segunda fase, a população em geral também irá beneficiar de preços de campanha para o mesmo processo, junto dos seus animais de companhia (cães e gatos).

As pessoas interessadas devem dirigir-se à respetiva Junta de Freguesia ou aos serviços veterinários municipais.

Além da questão reprodutiva, a esterilização conduz a uma série de benefícios para os animais e seus detentores como a diminuição da agressividade (principalmente nos machos); a supressão de todas as situações desagradáveis associadas ao comportamento sexual e expressão do cio, como fugas ou ninhadas indesejadas; e a eliminação ou redução da incidência de diversas infeções ou doenças associadas ao trato reprodutivo, trazendo uma vida mais longa e saudável para o animal.

A esterilização (ou castração) consiste na remoção cirúrgica dos órgãos com funções reprodutoras. A esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais e deixa-os geralmente mais calmos. Longe de ser uma mutilação, a esterilização é a solução mais humana para o grave problema da superpopulação de animais de companhia que todos os dias sofrem nas ruas.

Nas fêmeas, a esterilização consiste, normalmente, na retirada do útero e dos ovários (ovário-histerectomia), o que evita que as fêmeas entrem na etapa de cio. Nos machos, o procedimento de esterilização mais comum é a retirada dos testículos (orquiectomia).

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS