Quinta-feira, Junho 20, 2024
20.6 C
Braga
RegiãoEsposendeCâmara de Esposende aprova moção “Pelo fim do Conflito Israel - Palestina”

Câmara de Esposende aprova moção “Pelo fim do Conflito Israel – Palestina”

© CM Esposende

Por proposta do presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, o Município de Esposende aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, uma moção “Pelo fim do Conflito Israel – Palestina”.

“No passado dia 7 de outubro, o grupo palestiniano Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um hediondo ataque surpresa a Israel, matando inúmeros inocentes e capturando diversos reféns, dentre os quais cidadãos com passaporte português, desencadeando uma contraofensiva por parte de Israel”, começa por referir o texto.

“Os conflitos que hoje vivemos são, de facto, preocupantes. Não bastava um conflito à porta da Europa, entre a Ucrânia e a Rússia, assistimos agora a um novo foco no Médio Oriente, situação que conduz os países ocidentais, onde nos encontramos, para um futuro de instabilidade económica e social de consequências imprevisíveis”, refere o Município, sublinhando que “a Câmara Municipal de Esposende repudia e condena todo e qualquer ato que vitime civis, aos quais não escapam crianças e idosos, porque a guerra não é nem nunca será solução para lutas políticas, religiosas ou territoriais”.

“Orgulhamo-nos de ser um Município acolhedor, não olhando nem a credos nem a raças, e defendemos que o diálogo e correspondente entendimento político deve ser o caminho para encontrar a paz”, frisa a autarquia.

Sensível à situação que assola o Médio Oriente, a Câmara Municipal expressa a sua “solidariedade para com os povos Israelita e Palestiniano que sofrem diariamente as atrocidades da guerra, esperando que o bom senso impere e a paz regresse àquele território tão massacrado”.

O Município vai dar conhecimento desta moção à Embaixada de Israel e ao Consulado Palestiniano, bem como ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES