
A Câmara Municipal de Braga vai suportar os custos de testagem à Covid-19 a atletas dos escalões de formação.
No âmbito do desconfinamento progressivo a partir do dia 19 de abril, nomeadamente no que diz respeito à retoma da atividade desportiva, a Orientação 036/2020 da Direção-Geral da Saúde define a obrigatoriedade de se efetuar testagem à Covid-19, até 72h antes do início das atividades, por parte de todos os praticantes de modalidades desportivas de médio e alto risco.
Assim, a Câmara de Braga, atendendo às dificuldades sentidas por grande parte das suas coletividades desportivas, decidiu promover mais uma medida de apoio, ao oferecer testagem gratuita a todos os atletas enquadrados nos escalões de formação e pertencentes a clubes que se enquadrem nos seguintes critérios, mediante aplicação de Testes Rápidos de Antigénio:
- Possuam morada fiscal no concelho de Braga;
- Estejam devidamente filiados nos escalões de formação e em federações / associações desportivas de âmbito federado;
- Integrem modalidades de médio risco;
- Não possuam este tipo de apoio junto das suas Federações / Associações Desportivas;
- Possuam atletas abrangidos pelo apoio municipal no âmbito do pagamento das filiações desportivas junto das suas Federações / Associações Desportivas.
Para poderem usufruir deste apoio municipal, que terá lugar no Gabinete Municipal de Saúde, localizado no Shopping de Santa Tecla, os clubes deverão adoptar o seguinte procedimento:
- Estabelecer contacto com o Gabinete Municipal de Saúde, através do email [email protected] ou através do telefone 253 277 099;
- Remeter uma listagem com a informação dos atletas a testar, onde conste o nome, data de nascimento, NIF, CC, contacto do encarregado de educação (menores de idade) e respectiva modalidade.
O serviço estará disponível a partir das 18:00 de segunda-feira, apenas com agendamento prévio articulado entre o clube e o Gabinete Municipal de Saúde. O horário de funcionamento do Gabinete Municipal de Saúde é das 8:30 às 21:30.
O serviço providenciará listagem por clube com o resultado do teste por atleta, permitindo a sua apresentação junto da Federação / Associação Desportiva.
Cumulativamente, o Gabinete Municipal de Saúde integra o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB), que efetua Exames Médico Desportivos (EMD’s), pelo valor de 11 euros, situação também necessária para a retoma da atividade desportiva. Relembra-se que o Município de Braga oferece os EMD’s às atletas do género feminino, desde que efetuados no CMDB.