Quarta-feira, Abril 17, 2024
23.9 C
Braga
BragaCâmara de Braga e ATAHCA promovem alimentação saudável

Câmara de Braga e ATAHCA promovem alimentação saudável

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga e a ATAHCA – Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave assinaram, esta sexta-feira, um protocolo de cooperação que visa a promoção da alimentação equilibrada e sustentável. A assinatura do protocolo, realizada na Quinta Pedagógica, contou com a presença do vereador do Ambiente, Altino Bessa, e do presidente da ATAHCA, Mota Alves.

Na sessão, Altino Bessa explicou que a parceria com a ATAHCA “vai permitir rentabilizar recursos e aproveitar as boas práticas desenvolvidas pelas duas organizações”. O vereador adiantou que a Autarquia irá lançar uma segunda edição da Carta para a Alimentação Saudável e Sustentável, já com os contributos da ATAHCA.

Esta parceria, que irá permitir a realização de diversas atividades de sensibilização junto dos mais novos, foi firmada no âmbito do projeto “Cávado… com Sabor”, integrado no Plano Nacional Para a Alimentação Equilibrada e Sustentável e cofinanciado pelo PDR 2020.

Este projeto que está a ser dinamizado conta com a colaboração das entidades parceiras, nomeadamente com a CIM Cávado, o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Ao longo de 2023 e 2024 serão desenvolvidas atividades de sensibilização no âmbito da mitigação da iliteracia alimentar no que concerne às temáticas da Alimentação Sustentável, da Dieta Mediterrânica e do Combate ao Desperdício Alimentar.

Recorde-se que a Quinta Pedagógica de Braga lançou, em outubro do ano passado, a Carta para uma Alimentação Saudável e Sustentável, uma publicação com foco nos produtos biológicos e com receitas tradicionais. A partir dos produtos biológicos da quinta e das suas acividades lúdico-pedagógicas, este documento contém conselhos e estratégias para promover uma alimentação saudável junto da população, através de receitas elaboradas pelo Chef Fábio Bernardino.

A carta está disponível para consulta aqui.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES