Quinta-feira, Julho 25, 2024
28.9 C
Braga
BragaCâmara de Braga assegura capacidade de resposta das freguesias para responder a...

Câmara de Braga assegura capacidade de resposta das freguesias para responder a emergências

Freguesias de Pedralva, Sobreposta, Este São Pedro e São Mamede, e Lomar e Arcos receberam equipamentos de proteção individual.

© CM Braga

O Município de Braga procedeu à entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) aos elementos das Unidades Locais de Proteção Civil das freguesias de Este São Pedro e Este São Mamede, Pedralva, Sobreposta e Lomar e Arcos.

Esta iniciativa tem como objetivo promover a descentralização da ação de Proteção Civil e dotar as Juntas de Freguesia dos equipamentos necessários para uma resposta mais eficaz em situações de socorro à população.

A aquisição deste vestuário e equipamento de proteção individual representa um investimento de cerca de 10 mil euros. Cada kit é composto por capacetes para incêndios rurais, parkas, coletes, t-shirts, impermeáveis, cintos, calças, botas, dólmens florestais, bonés e símbolos identificativos.

“Estamos a dotar as Unidades Locais de Proteção Civil com os recursos necessários para que possam atuar de forma eficiente e segura em situações de emergência. Este investimento reflete o nosso compromisso em assegurar a proteção e o bem-estar da população”, referiu Altino Bessa, vereador responsável pela Proteção Civil, durante a cerimónia de entrega dos equipamentos, acrescentando que Braga conta ainda com uma Equipa Municipal de Intervenção Florestal na Divisão de Proteção Civil, e que todas as estruturas estão equipadas com viatura e kit de 1.ª intervenção.

Segundo o vereador, esta medida “visa fortalecer as capacidades operacionais das Unidades Locais de Proteção Civil, permitindo uma atuação mais rápida e eficaz em diversas situações de emergência, como incêndios rurais, inundações e outros desastres naturais”. Altino Bessa lançou ainda o desafio para que mais Juntas de Freguesia formem as suas Unidades Locais de Proteção Civil, “garantindo que toda a população de Braga está protegida e segura.”

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES