Segunda-feira, Julho 26, 2021
27.7 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosCâmara de Barcelos cria “Carta Desportiva Municipal”

Câmara de Barcelos cria “Carta Desportiva Municipal”

CM Barcelos

A Câmara de Barcelos elaborou a “Carta Desportiva Municipal”, documento que faz o diagnóstico dos equipamentos desportivos do concelho.

Além de uma diferenciação tipológica das instalações desportivas existentes, a “Carta Desportiva Municipal” assume-se como um instrumento que ajudará a delinear estratégias para o futuro, não só no que concerne à prática desportiva federada, mas também ajudará a definir novos caminhos, nomeadamente no que toca aos espaços desportivos recreativos ou formativos, numa perspetiva de corresponder aos anseios e necessidades da população.

“Os futuros equipamentos desportivos do concelho devem, por isso, levar em linha de conta a ‘Carta Desportiva Municipal’, documento que assume um papel preponderante e estratégico, quer no ordenamento do território, quer no desenvolvimento sustentável, constituindo um instrumento de suporte à definição de políticas de atuação no âmbito do desporto em Barcelos”, refere a Autarquia.

A “Carta Desportiva Municipal” dá indicadores relativos aos números praticados no concelho, sendo disso exemplo a chamada “Área Desportiva Útil”, que se cifra em Barcelos nos 5,41 m2 por habitante, índice superior ao valor de referência delineado a nível europeu de 4 m2 de superfície desportiva útil por habitante. Este indicador sugere que, ao nível das instalações desportivas, o concelho está devidamente equipado e bem preparado para a prática desportiva. O concelho conta com 229 instalações desportivas, sendo 195 cobertas e 34 ao ar livre. A maioria – 180 – são equipamentos públicos, 38 estão inseridos em unidades escolares e 49 em instalações privadas.

Quanto à tipologia das instalações desportivas, denota-se uma preponderância por pequenos e grandes campos de jogos.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS