Sábado, Fevereiro 27, 2021
12.4 C
Braga
Início Região Barcelos Câmara de Barcelos adjudica obras nas unidades de saúde de Sequeade e...

Câmara de Barcelos adjudica obras nas unidades de saúde de Sequeade e Fragoso

CM Barcelos

Foram adjudicadas duas obras em Barcelos na área da saúde. Trata-se da remodelação das instalações da Extensão de Saúde de Sequeade, a funcionar no edifício da sede da Junta de Freguesia, e da reconversão da antiga EB1 de Fragoso, onde vai passar a funcionar a extensão de saúde desta freguesia.

Os dois projetos implicam um investimento global superior a 576 mil euros, com uma taxa de financiamento de 85% por parte do Programa Operacional Norte 2020.

“Apesar da responsabilidade dos investimentos nos cuidados de saúde primários competirem ao Ministério da Saúde, o Município de Barcelos chamou a si a realização destas obras tendo, para o efeito, elaborado protocolos com a ARS Norte”, explicou a Autarquia.

Em Sequeade, as atuais instalações da Extensão de Saúde serão alvo de um investimento global de 185.485,43 euros. Serão melhoradas as condições físicas e os equipamentos desta unidade, garantindo os requisitos adequados ao funcionamento dos cuidados de saúde da população servida por aquela extensão. A unidade de saúde vai passar a funcionar no rés-do chão-do edifício da Junta de Freguesia, tendo sido aprovado um contrato programa com a autarquia para esse fim. O prazo de execução da obra é de 90 dias. Quando à sede da Junta de Freguesia, esta passará a funcionar no piso superior.

Já na Extensão de Saúde de Fragoso, que conta com cerca de 3.700 utentes inscritos, o valor do investimento é de 390.598,15 euros. O objetivo da empreitada passa por requalificar o edifício da antiga escola primária da freguesia (propriedade do Município) para a instalação da unidade de saúde, assim como da aquisição e instalação de equipamentos.

“As atuais instalações não correspondem às exigências de qualidade do serviço, pelo que se torna imperiosa uma resposta ao nível das instalações, de acordo com o mapeamento dos investimentos prioritários em infraestruturas de saúde no concelho, contribuindo, assim, para a melhoria e consolidação da rede de cuidados de saúde primários. Esta obra tem um prazo de execução de 365 dias”, sublinha o Município.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS