Cabeceiras de Basto distinguida com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”
Domingo , Outubro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2615
Principal / Região / Cabeceiras de Basto distinguida com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”

Cabeceiras de Basto distinguida com selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”

O Município de Cabeceiras de Basto foi distinguido com o selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, distinção que foi atribuída pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, no âmbito da Campanha Comunidades Pró-Envelhecimento.

A atribuição deste selo a Cabeceiras de Basto é o resultado das políticas e práticas adotadas, “reveladoras de um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.

Na atribuição deste selo foram tidas em conta várias questões relacionadas com a Segurança, Habitação e Mobilidade, Bem-Estar e Saúde, Relações Sociais e Inclusão, Cultura e Educação ao Longo da Vida, Participação Cívica e Emprego.

“Com efeito, a par de um conjunto de apoios concedidos pela autarquia aos cabeceirenses, desde o nascimento até à idade sénior, a Câmara Municipal tem implementadas uma série de medidas de promoção da melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população”, explica a Autarquia.

No que se refere à política do envelhecimento ativo, a Câmara Municipal tem desenvolvido programas de prevenção da criminalidade, da violência e do abuso, designadamente através de ações de sensibilização de que é exemplo o programa “Mais proximidade – Seniores em Segurança”, realizado em colaboração com a GNR e o Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS).

No que se refere à Habitação Social, merece destaque o acompanhamento permanente das condições de habitabilidade. A habitação social está inserida em zona residencial, próxima dos serviços, o que permite uma boa integração na comunidade.

Quanto à Mobilidade, para além da promoção de acessibilidade para todos, o estacionamento automóvel contempla lugares para cidadãos com dificuldades de mobilidade. No que diz respeito a transporte público de passageiros, a Câmara Municipal, através do programa PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária, oferece viagens gratuitas no território de Cabeceiras de Basto a maiores de 60 anos.

Relativamente ao Bem-Estar e Saúde, Relações Sociais e Inclusão, Cultura e Educação ao Longo da Vida, Participação Cívica e Emprego, a Câmara tem privilegiado a implementação de várias medidas em parceria com diversas entidades como o IEFP, a Basto Vida, o Banco Local de Voluntariado, entre outros, que têm assento na Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas, estrutura na qual se definem as intervenções alternativas para apoio a pessoas idosas e adultas dependentes.

Acrescenta-se o trabalho desenvolvido no Posto Móvel de Atendimento ao Cidadão (PMAC), nos Espaços de Convívio e Lazer (ECL’s), na Loja Social na concretização de respostas que promovam o envelhecimento ativo.

“A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto regozija-se com o reconhecimento público que tem merecido por parte de várias organizações e entidades, traduzido em várias distinções e selos recebidos, sinal de que está no caminho certo”, realça o Município.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto também recebeu, em 2018 e 2019, o galardão das “Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis”, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.