A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto disponibilizou os recursos necessários para assegurar a testagem massiva de todas as crianças do pré-escolar e dos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos, ao longo desta semana, num total de cerca de 1.300 crianças e jovens. Esta medida vem na sequência da confirmação, na semana passada, de alguns casos positivos entre os alunos das escolas de Cabeceiras de Basto e por determinação das autoridades de saúde, o consequente isolamento de várias turmas e de um número significativo de professores.
A testagem, que decorre entre os dias 19 e 23 de abril, é realizada nas escolas e jardins de infância do concelho, em articulação com as entidades de saúde locais e o Agrupamento de Escolas e com o acompanhamento operacional permanente da Proteção Civil Municipal de Cabeceiras de Basto.
“A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, ciente da necessidade de se assegurarem as medidas de combate à propagação do vírus, tem estado sempre disponível para colaborar com as autoridades de saúde e demais agentes envolvidos nesta difícil tarefa, para que seja salvaguardada a saúde pública dos cabeceirenses”, sublinha a Autarquia.
A Proteção Civil Municipal, a Polícia Municipal e outros serviços do Município têm respondido às solicitações que lhes chegam, seja no apoio à vacinação que decorre com toda a normalidade no Centro de Saúde ou, como acontece esta semana, nesta mega operação de testagem dos alunos das escolas do concelho.
Ontem, dia 19 de abril, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, acompanhado da vereadora da Saúde, Carla Lousada, e do coordenador da Proteção Civil Municipal, Luís Freitas, teve oportunidade de acompanhar o processo de testagem na Escola sede do Agrupamento, oportunidade que serviu também para acertar pormenores com a diretora do Agrupamento, Céu Caridade, e o presidente da Delegação da Cruz Vermelha do Arco de Baúlhe, Francisco Canário, entidade contratada para a realização dos testes.