O Orçamento da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto para o ano 2022, no montante global de 21,1 milhões de euros, foi aprovado por maioria na reunião do Executivo Municipal desta manhã, 17 de dezembro.
O Orçamento Municipal, as Grandes Opções do Plano e demais documentos que compõem este documento, definem as políticas orçamentais e económicas do Município de Cabeceiras de Basto, com o objetivo de “satisfazer as necessidades dos munícipes, com equilíbrio na gestão dos recursos financeiros disponíveis e garantindo o futuro das gerações vindouras”.
Este orçamento foi elaborado de acordo com os princípios e regras previsionais, sobre as quais se definiram as Grandes Opções do Plano (GOP), sendo estas divididas no Plano das Atividades Municipais e Plano Plurianual de Investimentos.
No sentido de preconizar um desenvolvimento integrado, participativo e inclusivo, para Cabeceiras de Basto, as Grandes Opções do Plano estão estruturadas em sete eixos: Governação Municipal; Demografia, Ação Social, Saúde e Habitação; Educação e Cultura; Desporto e Juventude; Desenvolvimento económico; Coesão territorial, ambiente e sustentabilidade; e Infraestruturas, equipamentos e planeamento.
O primeiro Orçamento do mandato autárquico 2021-2025 prevê “a continuidade dos dois importantes Programas Municipais de apoio às famílias; às empresas e à fileira turística, implementados no ano de 2021 com o objetivo de apoiar estes setores que, por força da pandemia da Covid-19, viram os seus rendimentos diminuírem drasticamente. Referimo-nos ao Programa Municipal Extraordinário de Apoio Económico e Social #CabeceirasCuida II e ao Programa Municipal de Apoio à Fileira Turística II”.
A Câmara Municipal também tem destinados 2,3 milhões de euros para apoiar as famílias (bolsas de estudo, ação social escolar, natalidade), as instituições, associações e clubes, as empresas e os empresários, agricultores e produtores de gado, as Juntas de Freguesia e a Basto Vida.