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Braga"Brincar na Filosofia" chega a 263 alunos de Braga

“Brincar na Filosofia” chega a 263 alunos de Braga

© CM Braga

O Município de Braga está a implementar nas escolas do concelho o projeto “Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia”. Dirigido ao 1.º ciclo do ensino básico, o projeto teve início no 2.º período do presente ano letivo e já envolve 263 alunos.

Tendo como base a “Filosofia com Crianças”, o projeto tem como principais finalidades promover hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações; formular questões claras e pertinentes; desenvolver capacidade argumentativa e de pensamento crítico; fomentar o pensamento autónomo e criativo; alcançar a importância de ouvir os outros, compreender e ser compreendido; estimular a auto-estima e reunir uma comunidade de investigação filosófica, com vista à construção de uma cidadania esclarecida e responsável.

A vereadora da Educação assistiu esta segunda-feira a uma sessão das Oficinas, no Centro Escolar do Fujacal, com Carla Sepúlveda a destacar a importância de um projeto voltado para a área emocional, que pretende desenvolver nas crianças as capacidades de diálogo, as competências de raciocínio, a comunicação e socialização. “Com este projeto, estamos a trabalhar algumas das competências de Filosofia como aprender a pensar de forma estruturada, usar a criatividade, saber ouvir e saber expressar as emoções com o outro. Com as ‘Oficinas do Pensar’ pretendemos ajudar os mais novos a refletir sobre a realidade que os circunda, a tomar posições e a aprender a debatê-las com o outro por via de uma efetiva educação para a cidadania que deve ser estimulada desde a primeira infância”, referiu, adiantando que o projeto terá continuidade no próximo ano letivo.

O projeto foi proposto a todos os Agrupamentos de Escolas e Escola Não Agrupada, com 12 Agrupamentos de Escolas e o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian a responder afirmativamente a este desafio.

“Sabemos que as crianças são, por natureza, curiosas e este projeto pretende partir dessa curiosidade natural para fomentar o diálogo sobre as relações entre o ‘eu e o mundo’ e o ‘eu e o outro’. As crianças são chamadas a participar em todas as atividades, assumindo o papel principal”, explicou Carla Sepúlveda, considerando ser “fundamental incidir na prática de gestão das emoções e do pensamento, mas também na aprendizagem do debate de questões e temas pertinentes para as faixas etárias envolvidas”.

O projeto “Oficinas do Pensar – Brincar na Filosofia” é desenvolvido na EB1 de Lomar, Centro Escolar do Fujacal, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, EB1 de S. Pedro, EB1 de Lamaçães, EB1 de Frossos, EB1 de Merelim S. Paio, EB1 da Garapôa, EB1 de Dume, EB1 de São Victor, EB1 de Sequeira, EB1 da Gandra e EB1 de Tebosa.

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