Quarta-feira, Novembro 30, 2022
9.5 C
Braga
InícioRegiãoGuimarãesBrigada Verde de Mesão Frio apresentada oficialmente em Guimarães

Brigada Verde de Mesão Frio apresentada oficialmente em Guimarães

© CM Guimarães

Ao início da manhã deste sábado foi apresentada oficialmente a Brigada Verde de Mesão Frio, Guimarães, numa cerimónia que reuniu, nas instalações da Junta de Freguesia, o presidente da Câmara, Domingos Bragança, a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, o presidente da Junta, José Silva, e membros do executivo, e todos os elementos que constituirão, nesta primeira fase, a Brigada Verde.

Domingos Bragança começou por parabenizar e agradecer a todos o empenho na constituição de mais uma Brigada Verde no concelho de Guimarães, o que para o presidente da Câmara representa “uma alegria e satisfação”.

O edil lembrou o caminho que começou a ser trilhado em 2014, em prol da defesa do Património Natural, e das dúvidas que se levantavam por vários cidadãos em relação à necessidade de viver em harmonia com a Natureza. “Hoje, esta é a única postura que nos permite ter esperança no futuro, uma vez que os recursos naturais são escassos. Não é por acaso que a União Europeia tem agendas específicas nesta área, como é o caso da Missão Cidades, da qual Guimarães faz parte, e que tem como objetivo a Neutralidade Climática”, disse Domingos Bragança.

Para o autarca, o exemplo de Guimarães não foi esquecido pela União Europeia, como é prova a valorização que o projeto das Brigadas Verdes teve aquando da primeira candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia. “Este é um movimento que nasce a partir da base, a partir da vontade dos cidadãos e que deve apostar em ações de educação ambiental. Não uma educação ambiental apenas formal, mas a partir de eventos como encontros, palestras e discussão em torno do que deve ser a nova forma de viver no nosso planeta”, frisou.

O presidente terminou a sua intervenção dizendo que devemos todos ter “cultura ambiental”, aprender todos os dias, para que possamos contrariar uma sociedade de consumo descartável que é predadora dos recursos naturais.

José Silva agradeceu a todos os presentes o trabalho em prol de uma freguesia mais sustentável, fazendo votos para que toda a comunidade de Mesão Frio se associe ao projeto da Brigada Verde.

No final das intervenções, foram criadas duas equipas para uma intervenção de limpeza na envolvente das Escolas de São Romão e da Cruz D’Argola.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS