Sexta-feira, Maio 27, 2022
20.8 C
Braga
InícioBragaBragaHabit apresenta programa de apoio à habitação aos moradores do Bairro das...

BragaHabit apresenta programa de apoio à habitação aos moradores do Bairro das Andorinhas

© CM Braga

A BragaHabit realizou esta terça-feira uma sessão de esclarecimento dirigida aos proprietários de habitações e residentes no Bairro das Andorinhas, para apresentar o Programa de Apoio ao Acesso à Habitação “1º Direito”. A sessão foi realizada em articulação com a Associação de Moradores e com a Junta de Freguesia de São Vicente.

Este encontro teve como objetivo sensibilizar e esclarecer os moradores acerca dos procedimentos necessários para a apresentação de candidaturas a este programa. Carlos Videira, administrador da BragaHabit, explicou que o processo de candidaturas ao “1º Direito” terá de ser “célere”, uma vez que só as primeiras 26 mil casas serão comparticipadas a 100% a fundo perdido por este programa do Governo.

“Este é um programa de apoio à promoção de soluções habitacionais para as famílias mais carenciadas, sem alternativa habitacional e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo de acesso a uma habitação adequada”, explicou o administrador, salientando a importância destas sessões de esclarecimento junto da população.

O responsável lembrou a atuação da BragaHabit nesta matéria de aconselhamento e sensibilização, referindo que a empresa municipal pretende criar um “ambiente de envolvimento, de partilha e de informação dos vários projetos em curso, assim como das oportunidades de financiamento disponíveis para os proprietários de forma a melhorar os bairros de Braga”.

Recorde-se que o “1º Direito” assenta numa dinâmica promocional predominantemente dirigida à reabilitação do edificado e ao arrendamento. Aposta também em abordagens integradas e participativas que promovam a inclusão social e territorial, mediante a cooperação entre políticas e organismos setoriais, entre as administrações central, regional e local e entre os setores público, privado e cooperativo.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS