Mercado Municipal de Braga de portas abertas à comunidade
Quinta-feira , Janeiro 21 2021 Periodicidade Diária nº 2703
Principal / Braga / Mercado Municipal de Braga de portas abertas à comunidade

Mercado Municipal de Braga de portas abertas à comunidade

O Mercado Municipal de Braga reabriu este sábado integralmente renovado. Com um investimento de 6 milhões de euros, a Câmara bracarense cumpre “um dos projetos prioritários da cidade”.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, falou na inauguração que “desde a primeira hora que assumimos o compromisso de melhorar Braga. A intervenção a que o mercado foi sujeito teve o condão de valorizar um espaço utilizado por milhares de bracarenses, trazendo melhores condições para os comerciantes numa perspetiva de modernidade, higiene e segurança, compatíveis com as exigências atuais de uma cidade como Braga”.

CM Braga

O autarca explicou que a relação intrínseca entre a cidade e o mercado foi “restabelecida”. “Melhorámos as condições de funcionalidade, reestruturámos a circulação automóvel e a rede viária em torno do equipamento, de forma a beneficiar a logística e a mobilidade dos utilizadores. Em suma, transformámos uma estrutura insuficiente e pouco adaptada ao nosso quotidiano, para dar lugar a uma praça adequada à vida moderna, reaproveitando todas as suas potencialidades como espaço indispensável na vida da cidade”, realçou o edil.

Olga Pereira, vereadora responsável pelo pelouro da Gestão e Conservação de Equipamentos Municipais, referiu que “quisemos trazer novas valências para o mercado, de forma a valorizar o equipamento e atrair novos públicos. Tivemos em consideração as alterações dos hábitos de compra dos consumidores, o que nos obrigou a adaptar o funcionamento do mercado tradicional às novas necessidades de procura, não apenas para fidelizar clientes, mas também para captar novos segmentos de população”.

CM Braga

A vereadora lembrou que “o Executivo Municipal não investiu apenas na requalificação do edifício da Praça, mas também na manutenção de toda a atividade comercial através do mercado provisório, que permitiu que não se extinguissem os operadores e os hábitos de comprar no Mercado Municipal”.

CM Braga

O Mercado Municipal de Braga contém quatro padarias, 15 talhos (dois duplos), quatro espaços dedicados à charcutaria, bancadas para a peixaria, 215 metros quadrados reservados a produtores, 12 lojas interiores e duas exteriores de venda de produtos diferenciados, quiosques para refeições, um restaurante com cozinha autónoma, zona técnica para os talhos e lojas equipada com arcas frigoríficas, vestiários e casas de banho, bem como quatro salas polivalentes para a realização de formações, workshops, “showcookings” e apresentação de produtos e um armazém para deixar as compras e as recolher posteriormente.