Sexta-feira, Abril 19, 2024
24.4 C
Braga
BragaHospital de Braga humaniza de forma virtual o contacto entre doentes e...

Hospital de Braga humaniza de forma virtual o contacto entre doentes e familiares

A pandemia da Covid-19 levou o Hospital de Braga a apostar no reforço da humanização dos cuidados de saúde, procurando, por um lado, fortalecer a proximidade na relação assistencial entre os doentes e os profissionais, e, por outro lado, amenizar, ainda que de forma virtual, a distância entre os doentes e os seus familiares.

A impossibilidade de visitas aos doentes internados resultou numa reinvenção de procedimentos para uma comunicação mais próxima ao exterior, de modo a minimizar sentimentos de maior separação, angústia ou isolamento.

Assim, os profissionais dos diferentes serviços do Hospital de Braga, utilizando os meios disponíveis, nomeadamente alguns equipamentos gentilmente doados a esta Instituição, encontram-se, desde o início da pandemia, a incentivar e promover o contacto entre doentes e familiares. Esta prática procura tranquilizar estados de maior tristeza ou ansiedade sentidos, quer por parte dos doentes, quer por parte dos seus entes queridos.

Em comunicado, o Hospital explica que “os telefonemas ou videochamadas são realizados salvaguardando o total cumprimento das medidas de segurança e higiene definidas, havendo um cuidado redobrado na limpeza e desinfeção dos equipamentos utilizados”.

Não obstante a realização destas chamadas de voz e vídeo, a equipa de saúde contacta de forma regular o familiar significativo do doente internado, para informar do seu estado clínico, sendo também possível, sempre que considerado necessário, o contacto direto por parte do familiar com o serviço onde o doente está internado.

Para além deste reforço da comunicação verbal e visual, foram adotadas medidas adicionais de humanização dos cuidados, no sentido de diminuir a distância presente em tempos de Covid-19 pela utilização completa de equipamentos de proteção individual, como a identificação do nome e grupo profissional na bata ou fato de proteção, estabelecendo-se desta forma uma ligação de maior proximidade entre quem cuida e quem recebe cuidados.

Ainda no âmbito da humanização assistencial, o Hospital de Braga também possibilita visitas excecionais, como em situações de fim de vida, assegurando sempre os cuidados de prevenção de contágio.

Considerando que em tempos de pandemia a humanização deve ser reforçada, o Hospital de Braga fomenta, assim, o contacto de proximidade como uma “mais valia” na prestação de cuidados de saúde, promotora de uma melhor recuperação dos doentes internados e de maior tranquilidade dos seus familiares.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES