Cozinha solidária de Braga vai garantir refeições no Natal às famílias desfavorecidas
Quinta-feira , Janeiro 28 2021 Periodicidade Diária nº 2710
Principal / Braga / Cozinha solidária de Braga vai garantir refeições no Natal às famílias desfavorecidas

Cozinha solidária de Braga vai garantir refeições no Natal às famílias desfavorecidas

Neste Natal de 2020, os alunos do Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) continuam a apoiar o “Virar a Página” (VAP) , estando envolvidos na angariação de presentes de Natal que acompanharão as refeições que vão ser servidas nos dias de festa.

Desde março acompanharam ativamente a criação do projeto da cozinha solidária no CLIB e, todos os dias, vêm de muito perto as necessidades crescentes de quem procura ajuda e o quanto este projeto cresceu, uma vez que “a pandemia não passou e as necessidades crescem também”. Considerando que este tem de ser um Natal como os outros, os alunos do CLIB, ao invés de receber, irão contribuir com um dos muitos presentes que o CLIB, em parceria com o Virar a Página, procuram angariar estes dias para os muitos beneficiários das refeições solidárias.

“Pedimos às famílias uma carta explicando o que gostariam de receber neste Natal. As necessidades são imensas e os desejos são, essencialmente, de bens de primeira necessidade” diz Helena Pina Vaz, diretora do CLIB.

“Há quem nos peça um fogão, um frigorífico, porque simplesmente não têm, fraldas, roupa interior, etc. Fizemos este levantamento e é muito inquietante. A lista é enorme, mas iremos tentar corresponder a cada um dos pedidos, pois são muito urgentes e elementares. Realçamos, no entanto, que várias famílias invocam não querer pedir mais nada, dado que é já tão precioso o facto de contarem com duas refeições todos os dias e as receberem também no Natal”, realça.

CLIB

O CLIB e o VAP têm-se desdobrado em esforços de angariação na tentativa de conseguir, não só distribuir as refeições também nesta quadra, mobilizando voluntários nos feriados, mas ver cumprido cada um dos pedidos destas famílias que têm tão pouco.

Preparam-se cabazes e pequenos aconchegos para refeições melhoradas nos dias 24 e 25. “Ainda estamos a pedir chocolates, compotas, bolachinhas, queijos, frutos secos e cristalizados, bolo-rei”, explica Helena Pina Vaz.

“Procuramos que as refeições destes dias sejam um pouco melhores. Para os presentes, procuramos ainda pequenos eletrodomésticos, novos ou em bom estado, como um secador de cabelo e um aspirador, sapatilhas, de vários tamanhos e computadores ou tablets para estudantes. Se alguém quiser ajudar, pedimos que nos contacte a saber o que faz ainda falta no momento”, acrescentou.

O Colégio Luso-Internacional de Braga é a única escola internacional em Braga, com um currículo e metodologias que visam a excelência na preparação académica, o CLIB promove uma diversidade adequada de programas, materiais e atividades quotidianas, fornecendo uma educação de alta qualidade, equilibrada e relevante a todos os seus alunos, incluindo sempre que possível a participação e colaboração dos pais em todas as iniciativas que promove.