Câmara de Braga adquire novos tratores corta-relvas
Quinta-feira , Janeiro 28 2021 Periodicidade Diária nº 2710
Principal / Braga / Câmara de Braga adquire novos tratores corta-relvas

Câmara de Braga adquire novos tratores corta-relvas

O Município de Braga acaba de adquirir dez tratores de corte para jardins (com e sem recolha) e seis corta-relvas apeados para utilização em pequenos canteiros, num investimento de cerca de 170 mil euros.

De acordo com a Autarquia, “estes novos equipamentos vêm substituir um conjunto de tratores corta-relvas com idade muito avançada, sendo que os mais recentes tinham já mais de dez anos de serviço”.

Os novos equipamentos, que já se encontram ao serviço da Divisão Municipal de Jardins e Espaços Verdes, “permitem uma maior operacionalidade mecânica, racionalidade e, simultaneamente, a modernização das operações”.

De acordo com o vereador do Ambiente, Altino Bessa, “a idade avançada dos equipamentos aliada ao seu uso intensivo levou a um desgaste acentuado que implica elevados custos de manutenção, pelo que o Município decidiu investir neste novo equipamento que representa uma mais-valia para o trabalho que é diariamente desenvolvido pelos nossos jardineiros”.

A Autarquia optou pela aquisição de dois modelos de tratores. Um, mais versátil, executa o corte de relva pelo sistema de “moulching”, que reduz substancialmente a mão de obra e a produção de bioresíduos e transporte, pois não há a necessidade de recolha da relva cortada. Por outro lado, estas máquinas executam trabalho em terrenos com declives até 40 por cento, reduzindo também a necessidade de cortes manuais.

O outro modelo de trator corta-relva tem um sistema misto, tanto pode cortar em sistema de “moulching”, como faz corte com recolha da relva cortada, obrigatório no período compreendido entre o final do verão e o final do outono devido a folhada existente no solo.