Autarca de Braga apela ao adiamento das Eleições Presidenciais
Domingo , Janeiro 17 2021 Periodicidade Diária nº 2699
Principal / Braga / Autarca de Braga apela ao adiamento das Eleições Presidenciais

Autarca de Braga apela ao adiamento das Eleições Presidenciais

Ricardo Silva

Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, apelou ao adiamento das Eleições Presidenciais, marcadas para o dia 24 de janeiro.

O autarca solicitou a ajuda da Câmara Municipal de Braga na Reunião de Executivo, que se realizou na manhã desta segunda-feira, para a sensibilização e adiamento das eleições, uma vez que há atualmente 25 mil eleitores nesta freguesia, o que poderá desencadear o agravamento de novos casos de Covid-19.

Ricardo Silva explicou que o ato eleitoral na freguesia irá decorrer em espaço fechado com 100 pessoas a trabalhar em 22 mesas durante 12 horas.

“Temos de prever que são 25 mil pessoas a deslocarem-se para o mesmo sítio. Falamos de muita gente a circular num espaço pequeno. Corremos o risco de abrir o ato eleitoral às 8:00 e não ter gente suficiente a abrir as mesas de voto, pelo que não vamos conseguir desencadear os mecanismos suficientes para gerir o ato eleitoral com toda a segurança”, realçou o autarca.

Ricardo Silva também falou do possível aumento da abstenção derivado ao medo dos eleitores em votar face ao agravamento de casos de Covid-19 no país, considerando que “não é serviço que se preste à democracia”, pelo que” o mais sensato seria o adiamento das eleições”.

Por sua vez, Ricardo Rio, presidente do Município, frisou que a Autarquia “pode apenas associar-se à preocupação de Ricardo Silva”, referindo que “não depende da Câmara Municipal em resolver o problema na sua essência”.

O edil deixou o apelo à comunidade para o voto antecipado, que irá decorrer no dia 17 de janeiro, assim como irá alargar o número de voluntários para o dia das eleições.