Sexta-feira, Agosto 12, 2022
18.8 C
Braga
InícioBragaBraga volta a atribuir Bolsas de Mérito a estudantes do ensino superior

Braga volta a atribuir Bolsas de Mérito a estudantes do ensino superior

DR

O Município de Braga vai voltar a atribuir Bolsas de Mérito a estudantes do ensino superior. A medida visa garantir equidade social, a igualdade de oportunidades e fomentar as competências pessoais e profissionais dos alunos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social, premiando assim o seu aproveitamento escolar.

As candidaturas à Bolsa Social de Mérito decorrem até 30 de julho, sendo dirigidas a estudantes cujo agregado familiar tenha residência no concelho de Braga há mais de dois anos, que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior público, particular ou cooperativo devidamente homologados, para obtenção do grau académico de licenciatura.

O Município de Braga tem como um dos seus objetivos “a prossecução dos interesses próprios e comuns dos seus munícipes”. “Desta forma, o desenvolvimento territorial e a equidade social determinam a adopção de medidas que garantam a igualdade de oportunidades e promovam o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais”, garante a Autarquia.

Nestes termos, “o acesso ao ensino superior não pode estar dependente das diferenças económicas e sociais dos cidadãos, considerando-se essencial a atribuição de Bolsas de Mérito a estudantes provenientes de famílias enquadradas em situação de vulnerabilidade, contribuindo assim para a formação de quadros técnicos superiores de Braga e, deste modo, promover um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do concelho”.

A atribuição desta Bolsa de Mérito tem assim como principal objetivo o “colmatar de algumas disparidades e a distinção dos estudantes com aproveitamento escolar”.

A candidatura deverá ser efetuada nos serviços do Município de Braga (Balcão Único ou através do email institucional do Município muní[email protected])

O regulamento e procedimento da candidatura podem ser consultados aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS