Domingo, Setembro 25, 2022
15.5 C
Braga
InícioBragaBraga volta a assinalar “Outubro Rosa” com vasto programa de sensibilização

Braga volta a assinalar “Outubro Rosa” com vasto programa de sensibilização

© CM Braga

Braga volta a assinalar o “Outubro Rosa”. A cidade volta a apostar na sensibilização e prevenção do cancro da mama através de um vasto programa promovido pelo Município, em parceria com o Hospital, a associação “Rosa Vida” e a Liga Portuguesa contra o Cancro, de forma a apoiar as vítimas desta problemática e seus familiares.

Na apresentação do “Outubro Rosa”, realizada hoje, a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, salientou que este é um programa que une vontades de diversas entidades com objetivos comuns. “Mais do que a importância da cura, é na prevenção que temos de apostar. Com este programa, pretendemos acima de tudo congregar esforços de diversas entidades e sensibilizar a população para a importância da prevenção, mas também ajudar todos os que ultrapassaram a doença a regressar à sua vida normal, adoptando um estilo de vida saudável”, referiu, salientando que o programa visa atingir o maior número possível de pessoas possível.

Com um conjunto de iniciativas programadas, o “Outubro Rosa” será assinalado com dois laços gigantes que serão instalados no Arco da Porta Nova e no edifício da Câmara Municipal e, em colaboração com a Associação Empresarial de Braga, as lojas comerciais da Cidade também terão laços cor-de-rosa nas suas montras.

No dia 7 de outubro terá lugar uma conferência no Hospital de Braga para abordar os direitos dos doentes oncológicos, e de 8 a 16 o centro comercial Braga Parque irá acolher uma banca solidária para angariação de fundos.

No dia 14, na Colunata de Eventos do Bom Jesus recebe o “Jantar Solidário”, um evento cujas verbas angariadas revertem a favor da associação ‘Rosa Vida’, que promove a melhoria da qualidade de vida de doentes com cancro da mama, seus familiares e amigos.

Já para o dia 16 de outubro, está agendado um dos pontos altos do programa com a realização da “Race For The Cure” Portugal num formato diferente que tem como cenário os escadórios do Bom Jesus. As inscrições têm um custo de 5 euros por participante e devem ser feitas aqui.

No dia 21, haverá um concerto solidário no Espaço Vita e no dia 30, no centro comercial Braga Parque, terá lugar um “flash mob” de cavaquinhos com a presença de 200 participantes, assim como o Fórum Rosa. O programa inclui ainda um workshop no Hospital de Braga direcionado para turbantes oncológicos.

A associação “Rosa Vida” passa a apoiar ainda o Projeto Pulsar do Município de Braga, um programa de atividade física para doentes oncológicos, em reabilitação, cuja importância se repercute não só para a reabilitação física dos utentes, mas também para a sua recuperação psíquica e social. Este apoio vai permitir dotar o Pulsar de atividades como a Hidroterapia e o Pilates Clinico.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS