Terça-feira, Setembro 10, 2024
16.2 C
Braga
BragaBraga: Vão cantar-se as Janeiras em São Victor

Braga: Vão cantar-se as Janeiras em São Victor

© Junta de São Victor

A Junta de Freguesia de São Victor, em Braga, e a Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé” vão realizar o evento “Cantar as Janeiras”. A iniciativa acontece no domingo, 22 de janeiro, às 16:00, no auditório da Escola Dr. Francisco Sanches (entrada pela Rua do Taxa).

O evento, que vai na sua sétima edição, tem como objetivo perpetuar as tradições de desejar bom Ano e destacar o trabalho dos grupos que se dedicam a esta prática.

“Esta edição do ‘Cantar as Janeiras’ é uma das expressões visíveis da relação entre a Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’, instituição que surgiu no ano letivo 1978/1979 como Grupo Folclórico dos Professores de Braga, com a finalidade de desenvolver unidades de estudo e recreio no âmbito das manifestações musicais e coreográficas que configuram aspetos da cultura popular do Minho. Entretanto, o grupo evoluiu e desenvolveu-se com nova designação, abrindo-se à cidade e à comunidade, passando a acolher todas as pessoas que partilhassem da paixão pela dança popular. Esta ação que visa desejar bom ano à comunidade, contará com a participação de grupos amigos de ‘Os Sinos da Sé’, marcando presença o Grupo Folclórico de Santa Maria da Aveleda, o Grupo Coral de Guadalupe e o próprio Grupo ‘Os Sinos da Sé'”, referiu a Junta de Freguesia de São Victor.

Com esta iniciativa, pretende “enlevar as tradições, dando apoio aos grupos para que continuem este trabalho em defesa da cultura popular. Por outro lado, uma vez que a freguesia de São Victor é tão grande e pode ser difícil aos grupos percorrer todas as ruas para cantar as janeiras de porta-em-porta, é intenção da Junta de Freguesia proporcionar um evento que funciona como ponto de encontro para que, em simultâneo, se possa desejar bom ano a toda a comunidade”.

A entrada é livre para o evento.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES