Braga vai ter uma das melhores Pousadas da Juventude do país
Quarta-feira , Agosto 12 2020 Periodicidade Diária nº 2541
Principal / Notícias / Braga vai ter uma das melhores Pousadas da Juventude do país

Braga vai ter uma das melhores Pousadas da Juventude do país

Foi apresentado esta quarta-feira o projeto de regeneração da Pousada de Juventude de Braga e adaptação do edifício localizado na Rua de Santa Margarida, a Centro de Juventude de Braga, cujo investimento, por parte do Município de Braga, se cifra em 1,4 milhões de euros.

A nova pousada terá capacidade para acolher até 100 utentes, disponibilizando um total de 27 quartos equipados com instalações sanitárias privativas, sendo 4 quartos do tipo duplo, 21 quartos também duplos e quádruplos, 1 quarto triplo e uma camarata com possibilidade de até 6 camas em beliche.

Segundo Ricardo Rio, a cidade possuía uma das pousadas mais degradadas do país, pelo que este é um projeto que se reveste de “enorme importância estratégica” para o Município ao nível da competitividade turística, políticas de juventude, reabilitação urbana e promoção do empreendedorismo. “Este é um momento muito especial para nós. Desta forma, a cidade ficará dotada de uma das melhores Pousadas de Juventude a nível nacional e com um equipamento de qualidade à altura das suas ambições e da sua dinâmica associativa e juvenil, contribuindo para a afirmação de Braga como um destino natural para a juventude”, afirmou o autarca, sublinhando que este projeto contribui também para a reabilitação urbana de uma zona ‘nevrálgica’ da vida da cidade.

O concurso público será lançado até final do presente ano, iniciando-se as obras ao longo do primeiro trimestre de 2018, obras estas que terão a duração aproximada de 10 meses.

De acordo com Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga, “a requalificação e dinamização do espaço permitirão que Braga tenha um grande alcance em termos de atractividade e acolhimento de jovens, fazendo assim face ao volume de atividades que se realizam no território”, explicou.

Recorde-se que o protocolo assinado com o IPDJ e a Movijovem prevê a atribuição da gestão da Pousada da Juventude ao Município de Braga, pelo prazo de 30 anos, comprometendo-se a Autarquia com a realização das obras de reabilitação do imóvel. A exploração e dinamização do equipamento será da responsabilidade da InvestBraga, empresa municipal vocacionada para a dinamização económica.

O novo Centro de Juventude, que inclui a rejuvenescida Pousada da Juventude, manterá em complemento os mesmos serviços de apoio já antes instalados no edifício: os serviços descentrados do IPDJ, a Agência Nacional Erasmus +, Juventude em Acção e a Loja Ponto JÁ.

A concentração e multiplicidade dos serviços prestados por estas instituições são considerados uma mais-valia para os jovens e para a atratividade e sustentabilidade do próprio edifício. Continuará também a ser palco de inúmeras atividades dirigidas à população mais jovem.

A remodelação tem como principal objetivo aumentar a sua capacidade de alojamento para cumprir com as expectativas de atração de Braga e cumprir com os critérios inerentes aos protocolos e funcionamento do Centro de Juventude. Outro aspecto está relacionado com a necessidade de rejuvenescimento da imagem atual da pousada, pouco apelativa e desfasada dos cânones actuais de conforto.