
Decorre até ao final do verão, por toda a cidade de Braga, o programa cultural Ares de Verão. O evento convida bracarenses e visitantes a redescobrir o espaço público, viver o património e partilhar experiências nos jardins, praças e ruas da cidade.
O programa inclui o Verão no Parque que oferece uma programação diversificada, que inclui o Festival Teatro Jardim, sessões de jogos de tabuleiro na Ludoteca da Estufa, caminhadas por trilhos acompanhadas de contos e um atelier criativo na Biblioteca de Jardim, junto à Igreja dos Congregados.
Ainda integrado no Ares de Verão, Braga volta a ser palco da celebração do Blues com a 8.ª Edição do Festival Internacional Nova Arcada Braga Blues, que se realiza de 5 a 9 de julho.
Até domingo decorre também o Mimarte, festival de teatro inserido na Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura.
Inserido no programa Ares de Verão, está também o Festival Vaudeville Rendez-Vous, que se realiza entre os dias 16 e 19 de julho.
A cidade abre também as suas portas, nos dias 26 e 27 de julho, para receber mais um Festival Internacional de Folclore.
O Parque da Ponte também vai receber, aos domingos, os grupos folclóricos do concelho, numa aposta da valorização e salvaguarda do património imaterial associado às tradições locais.
Paralelamente, nos dias 8 e 9 de agosto, o Festival ESTEOESTE regressa ao Parque da Ponte, em Braga, para mais uma edição que celebra a cultura, a música e a comunidade local. Bed Legs, MONSTRO, Saya, Tricla, TheVaults, Palas, Catarina Carvalho Gomes, xauxau dodô, o coletivo Boca de Sino, Homem em Catarse, Putlex, Cavalheiro, Tomás Alvarenga ALCRUD3 Live Band compõem a programação desta edição, com atuações distribuídas por dois palcos ao ar livre.