
Braga vai ser palco da primeira exposição de Impressões 3D do país. O evento “Imprimir o Futuro 3D” irá decorrer de 25 a 27 de abril no Auditório da Junta de Freguesia da Sé e conta com entrada livre.
Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, esteve presente na apresentação do evento na manhã de terça-feira e regozijou-se por fazer pela primeira vez esta exposição no Auditório da sua Junta de Freguesia da Sé.
“Estamos presentemente a conviver com uma nova realidade que é a Impressão 3D e penso que será a primeira vez que se vai levar a efeito em Braga uma exposição do género em que é um desafio sobretudo para os mais novos porque isto começa a ganhar cada vez mais adeptos. Foi-nos lançado esse desafio e como gostamos de desafios, vamos fazer pela primeira vez uma exposição sobre Impressão 3D. Este desafio foi lançado pelo meu amigo Jorge Reis que já é conhecido de outras andanças mas isto é Impressão 3D e não tem nada a ver com Legos. Está aqui o João Silva que também é um apaixonado pela Impressão 3D e posso chamar-lhe modalidade porque isto acaba por ser uma modalidade muito engenhosa”, disse o autarca.

Jorge Reis, organizador da exposição “Imprimir o Futuro 3D”, confirmou que este evento é pioneiro no país e deixou o convite às famílias e às escolas que queiram visitar esta exposição.
“A impressão 3D começou mais ou menos nos anos 80 mas só ganhou fama no século XXI, em 2010. Um bocadinho de história acaba por ser importante para integrarmos isto como sendo uma exposição pedagógica que é esse o nosso objetivo. Em 2010 quando ficou muito mais barato comprar-se impressoras 3D, todos aqueles que gostam de fazer coisas, começaram a comprar e a evoluir através de modelos que se podem retirar da internet através de desenhos próprios e as pessoas vão evoluindo e vão construindo as suas coisas. É a primeira vez que se faz uma exposição de Impressão 3D no país e deixo o convite a todas as famílias e especialmente às escolas para fazerem uma visita”, disse.
Por seu turno, João Silva, um dos organizadores da exposição “Imprimir o Futuro 3D”, falou sobre a importância da Impressão 3D e o que os visitantes poderão aprender nesta exposição.
“A impressão 3D não é só bonequinhos como estamos aqui a ver e nem é só Legos, existe muito mais por detrás disto. Existe toda uma área, por exemplo, de automóveis antigos que já não se encontram peças no mercado e a Impressão 3D pode ajudar e é isso que vamos tentar mostrar nesse evento. Vamos ter também workshops desde a introdução e a impressão 3D, falar sobre a parte de laser, a parte CNC, a parte de uma tecnologia TPNS que permite fazer peças modelares com formas e estruturas completamente diferentes daquilo que temos vindo a ver. Na componente bonecos, nessa área não é só imprimir, há também quem faça toda a componente de impressão em resina e pintura”, explicou.
Na exposição haverá sorteios para oferecer: uma impressora 3D, filamentos e criações 3D. Toda a comunidade está convidada a fazer uma visita a esta exposição que terá portas abertas das 10:00 às 20:00. O evento conta com o apoio da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.
Para mais informações sobre o evento, consulte o site Imprimir o Futuro aqui.