Terça-feira, Setembro 10, 2024
22.8 C
Braga
BragaBraga vai reabilitar mais 17 fogos habitacionais

Braga vai reabilitar mais 17 fogos habitacionais

Na Sé e em São Victor.

© CM Braga

A BragaHabit – Empresa Municipal de Habitação de Braga recebeu hoje a confirmação do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) sobre a aprovação de mais duas candidaturas a projetos de reabilitação de fogos habitacionais.

Mediante a assinatura dos Termos de Responsabilidade e Aceitação, a BragaHabit avança com intervenções em 17 fogos localizados na Rua José Inácio Peixoto (Parretas) e na Rua Dr. João Antunes Guimarães.

O investimento total de 719.589,55 euros, a título de comparticipação não reembolsável, será destinado à execução da Estratégia Local de Habitação de Braga. No âmbito do programa 1º Direito, já foram aprovadas 41 candidaturas, abrangendo a reabilitação e aquisição de 284 frações habitacionais, com um investimento total de 13.513.102,68 euros.

Atualmente, a maioria das candidaturas encontra-se em fase de execução, com empreitadas em curso no Bairro das Andorinhas e na Praceta Padre Sena de Freitas. Outras candidaturas estão em fase de procedimento de contratação pública, especialmente aquelas que assinaram os Termos de Responsabilidade e Aceitação a partir de junho de 2024. Além disso, a aquisição de 11 fogos, prevista em três das candidaturas aprovadas, já foi concretizada.

Recentemente, foi também aprovada a reabilitação da antiga Escola de Celeirós para a construção de 16 alojamentos, no âmbito da Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, com financiamento garantido a 100%, no valor de 1.252.053,60 euros.

No total são 42 candidaturas aprovadas, resultando na criação de 300 soluções habitacionais, com um investimento global de 14.764.156,28 eruso. Estes números posicionam o Município de Braga como uma das autarquias com mais verbas contratualizadas para a habitação no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES