
A festa de Nossa Senhora da Purificação e da Apresentação de Jesus no Templo é muito antiga e é celebrada no dia 2 de fevereiro. Esta celebração destina-se a honrar a Virgem Maria, Mãe de Jesus, que após o nascimento do Seu Filho teve de ir ao Templo de Jerusalém para aí apresentar o Menino Jesus e para Ela se purificar.
Com base na festa da Apresentação de Jesus no Templo e da Purificação da Virgem Maria, nasceu a festa de Nossa Senhora da Luz / Nossa Senhora das Candeias / Nossa Senhora da Candelária, etc..
Na Igreja Paroquial de São Vicente de Braga a festa em honra da Solenidade de Nossa Senhora da Luz é secular e celebra-se sempre no dia da sua Solenidade, 2 de fevereiro. Assim, na tarde do dia 1 de fevereiro as crianças do Patronato de Nossa Senhora da Luz da Paróquia de São Vicente deslocam-se à Igreja para prestarem homenagem à sua Padroeira, Nossa Senhora da Luz. São momentos muito ternos. As crianças orientadas pelos seus educadores e pelo pároco fazem orações apropriadas ao momento e entoam cânticos dedicados à Virgem Maria. Depois, carinhosamente oferecem à Senhora da Luz uma prendinha elaborada com criatividade e ternura nas suas salas de aula.
Na noite do dia 1 de fevereiro realiza-se, sempre, uma vigília onde se reza e canta à Virgem Maria, Nossa Senhora da Luz. No dia 2 de fevereiro, Dia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz, às 8:30 é exposto o Santíssimo Sacramento. Durante o dia são muitos os fiéis que se dirigem à Igreja de São Vicente para adorar o Santíssimo Sacramento e para rezar e louvar a Virgem Maria. Pelas 18:15 rezam-se as Vésperas e às 19:00 é celebrada a Eucaristia da Solenidade de Nossa Senhora da Luz bênção das velas e consagração a Nossa Senhora da Luz.