Sábado, Março 2, 2024
9.6 C
Braga
spot_img
InícioBragaBraga vai atribuir livros às crianças desde o nascimento até aos 17...
spot_img

Braga vai atribuir livros às crianças desde o nascimento até aos 17 anos

© CM Braga

A Câmara Municipal vai criar o programa “Crescer Com Braga – As Minhas Primeiras Páginas”, que visa oferecer a todas as crianças e jovens, residentes no concelho, um conjunto de livros desde o seu nascimento até completarem 17 anos.

O regulamento deste programa será analisado na próxima reunião do Executivo, que se realiza na terça-feira. Este projeto assenta num “ideal de promoção dos direitos de igualdade e de educação dedicado aos mais jovens, nomeadamente no que se refere ao acesso ao livro e à leitura”.

O Município procura “incentivar as crianças e jovens para a leitura, criando oportunidades para que tenham mais sucesso nas aprendizagens ao longo da vida”. Os livros serão selecionados de acordo com a faixa etária.

O programa permite, ainda, “consciencializar os adultos da importância do livro e da leitura no desenvolvimento cognitivo da criança e promove o tempo de convívio entre pais e filhos através de ações de dinamização do livro e da leitura”.

A longo prazo, prevê, também, “benefícios em diversos âmbitos, como no desenvolvimento das competências de leitura, na melhoria da capacidade de interpretação, no conhecimento do mundo ou na capacidade de expressão e compreensão verbal e escrita da criança”, bem como “no incremento da capacitação parental para a realização de práticas de literacia familiar, por forma a favorecer o desenvolvimento das competências de literacia dos mais novos”.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES