Quarta-feira, Abril 10, 2024
17.8 C
Braga
BragaBraga vai apoiar famílias na troca de lâmpadas tradicionais por LED

Braga vai apoiar famílias na troca de lâmpadas tradicionais por LED

DR

A Câmara de Braga vai comparticipar financeiramente em 50% o valor total das despesas com a compra de lâmpadas LED por parte dos munícipes. Para tal, é obrigatório a entrega das lâmpadas antigas, na mesma quantidade, no edifício da Proteção Civil (antigo quartel dos Bombeiros Sapadores).

O apoio terá o limite de 50 euros por agregado, sendo este o valor máximo que o Município se disponibiliza a entregar, independentemente do valor que venha a ser eventualmente gasto acima deste limite. Podem beneficiar deste apoio os residentes em Braga e a compra das lâmpadas LED tem de ser efetuada em estabelecimentos comerciais do concelho.

O programa irá manter-se até final do presente ano ou até que se esgote a verba definida para este efeito (50 mil euros).

“As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as tradicionais fluorescentes e incandescentes. Assim, optando por LED, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis. Além disso, as LED têm um maior tempo de vida – em média, 50 mil horas (o que responde a mais de dois mil dias), enquanto as incandescentes duram, no máximo, cerca de um ano. Apesar das LED permitirem, ao longo do seu tempo de vida, uma poupança estimada de cerca de 80% em relação às lâmpadas tradicionais/incandescentes, o investimento inicial poderá ser maior, motivo pelo qual o Município lançou este apoio”, refere a Autarquia.

O programa, ao incentivar o uso de tecnologias de iluminação sustentável, tem como objetivo “contribuir de forma significativa para a sustentabilidade ambiental e para a poupança dos recursos energéticos”.

O apoio é atribuído diretamente aos beneficiários por transferência bancária.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES