Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioBragaBraga: União de Nogueira, Fraião e Lamaçães dinamizou almoço de Natal para...

Braga: União de Nogueira, Fraião e Lamaçães dinamizou almoço de Natal para os seniores

© UF Nogueira, Fraião e Lamaçães

Cerca de duas centenas de seniores juntaram-se no pavilhão da EB2/3 de Nogueira, em Braga, para confraternizar no almoço de Natal organizado pela União de Freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães.

Esta é mais uma iniciativa da Junta de Freguesia no âmbito do evento “É Natal na Freguesia” que conta com a sua II edição.

Este almoço contemplou todos os seniores que se inscreveram, com o objetivo de unir a população desta faixa etária das três freguesias num convívio, que se iniciou com uma Eucaristia na Igreja de Nogueira e culminou com música e animação com a presença do rancho folclórico São João Batista de Nogueira.

Neste almoço estiveram ainda presentes membros da Assembleia de Freguesia e o executivo municipal, na pessoa de Olga Pereira.

É Natal na freguesia

A iniciativa “É Natal na Freguesia” está a ser levada a efeito pela Junta de freguesia desde o dia 21 de novembro. Esta é a segunda edição deste evento que se iniciou no ano transato ainda “de forma muito embrionária”, sendo este ano uma grande aposta do executivo desta Junta.

Esta iniciativa conta na sua programação com várias atividades para todas as idades e para a população em geral da freguesia, com um concurso de ilustração que está a decorrer até ao dia 23 de dezembro, um concerto solidário que decorreu no dia 11 de dezembro na Igreja de Fraião, uma campanha solidária para angariar bens alimentares para a constituição de cabazes de Natal para os agregados mais carenciados da freguesia. A Junta de Freguesia tem sinalizadas mais de 50 famílias para apoiar com os cabazes de Natal, que serão entregues entre hoje e 23 de dezembro.

Reconhecendo “a importância das artes e da cultura”, a Junta de Freguesia promoveu ainda um espetáculo de teatro dinamizado pela academia Tin.bra para os alunos da Eb2/3 de Nogueira, que decorreu no dia 14 de dezembro no auditório da Junta de Freguesia.

Para os mais novos há uma aposta nas atividades no âmbito das AAAF/CAF, que decorrerão durante estes quinze dias de pausa letiva. “Há um reforço e um forte investimento na qualidade das atividades a dinamizar, que vão desde workshops e oficinas artísticas, teatro, encontro com ilustradores, um concerto literário, visitas de estudo e leituras encenadas. Com este investimento acentuado nesta componente verifica-se por parte dos Encarregados de Educação uma grande procura neste serviço e um reconhecimento da qualidade do mesmo”, refere a autarquia local.

A campanha de Natal decorrerá até ao dia 8 de janeiro e conta com o apoio de vários parceiros, desde o Leroy Merlin e a empresa DS Braga Liberdade que são pontos de recolha de alimentos. O evento encerrará com um Concerto solidário de Reis na Igreja de Nogueira, no dia 8 de janeiro, ás 17:30, que terá a participação do coro Allegretus.

Entrega de prendas a todas as crianças das escolas

A Junta de Freguesia atribuiu igualmente uma lembrança de Natal a todas as crianças. A União de Freguesias integra dois agrupamentos escolares e seis unidades educativas, num universo de cerca de 720 crianças. No decorrer da última semana de aulas, o executivo percorreu as escolas para a entrega da prenda de Natal a todas as crianças. No seguimento da sua ação educativa e pedagógica o executivo contemplou as crianças com lembranças úteis e que “estimulassem a sua prática artística, o raciocínio e a criatividade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS