A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, vai disponibilizar serviços de ação social nas sedes de cada Junta.
Esta medida tem como objetivo evitar que os utentes desta união se desloquem a outras freguesias. “Após vários anos em que os nossos fregueses tinham de se deslocar a Nogueira ou Nogueiró para serem atendidos no âmbito dos serviços de ação social, e após diligências do Executivo da União de Freguesias, o atendimento será desenvolvido nas sedes de Junta, evitando que os utentes se desloquem”, explicou o Executivo.
O funcionamento dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social de Braga (SAAS) irá decorrer em Ferreiros e Gondizalves, todas as terças-feiras, através de uma equipa técnica multidisciplinar.
“No âmbito do processo de transferência de competências para os municípios em matéria de ação social, a Câmara Municipal de Braga celebrou, a 3 de abril, protocolos de cooperação com nove IPSS do concelho tendo em vista a gestão, organização e funcionamento dos SAAS. O SAAS assegura o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários de RSI, e ainda o atendimento em situação de emergência social. Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais, apoiar em situações de pobreza e exclusão social, contribuir para a aquisição e ou fortalecimento de competências, assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social, e mobilizar os recursos da comunidade adequados à autonomia pessoal, social e profissional são os objectivos do SAAS de Braga”, acrescentou.
Para agendamento ou mais informações, contacte para os número: 253 064 623 ou 966 041 411.