Sábado, Maio 28, 2022
20 C
Braga
InícioBragaBraga: União de Ferreiros e Gondizalves oferece aulas de português aos ucranianos

Braga: União de Ferreiros e Gondizalves oferece aulas de português aos ucranianos

DR

A União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, vai oferecer aulas de português aos refugiados da Ucrânia.

Neste momento há três ucranianas a residirem em Ferreiros, no restaurante Satélite, que se prontificou a dar alojamento e alimentação. Estas mulheres são atletas e encontravam-se em Braga desde 20 de fevereiro para participar no Campeonato Europeu de Veteranos de Atletismo, mas ficaram retidas na cidade quando a guerra começou, estando neste momento a treinar no SC Braga.

De acordo com a Autarquia local, as ucranianas dirigiram-se à Junta de Ferreiros, mas “ninguém as conseguiu compreender, uma vez que não falam português nem inglês”, daí ter surgido a ideia de dar aulas gratuitas para ensinar o português básico.

“A ideia partiu da Junta de Freguesia para ajudar os ucranianos, uma vez que também não sabem falar inglês e sentem dificuldades até para comprar pão. Assim, com o apoio de professoras que aderiram a esta iniciativa, vamos ajudar estas pessoas a integrarem-se na nossa cidade”, disse.

Segundo a Autarquia, brevemente haverá mais cinco famílias ucranianas a residirem na União de Freguesias. “As aulas serão lecionadas às três mulheres que estão em Ferreiros, assim como a mais cinco famílias que estão para chegar”, anunciou a Junta de Freguesia.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS