Quinta-feira, Julho 25, 2024
22.6 C
Braga
BragaBraga tem três praias fluviais com selo de excelente qualidade da água

Braga tem três praias fluviais com selo de excelente qualidade da água

Praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim São Paio.

Praia Fluvial de Adaúfe © CM Braga

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) atestou a “excelente qualidade” da água das três praias fluviais do doncelho de Braga. As praias fluviais de Adaúfe, Ponte do Bico e Merelim São Paio já tinham sido galardoadas com Bandeira Azul, título atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e a qualidade das águas tem vindo a ser atestada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Após realizadas as devidas análises, no final do mês de maio, a APA classificou atribuiu a classificação de água de excelente qualidade.

Altino Bessa, vereador do Ambiente, manifesta “orgulho” com esta classificação, um resultado esperado devido a trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Temos vindo a desenvolver um trabalho meritório na manutenção, limpeza e preservação das praias fluviais. Este tem sido um trabalho em rede e que envolve toda a comunidade na medida em que acreditamos que é a partir da sensibilização da população para cuidar dos seus espaços que conseguimos envolver todos e chegar a resultados como o que temos a honra de anunciar”, refere o vereador da Câmara Municipal de Braga.

Segundo Altino Bessa, estas praias fluviais têm sido alvo de uma avaliação “rigorosa” também por parte da ABAE e sob requisitos “muito exigentes” e Braga conseguiu ter praias com Bandeira Azul. “Ter praias com Bandeira Azul é já um certificado da qualidade da água. Se dúvidas houvesse, hoje podemos afirmar, com toda a propriedade, que estas praias, além do certificado de Bandeira Azul, foram também atestadas pela Agência Portuguesa do Ambiente com excelente qualidade da água. Este processo de avaliação é moroso, mas quando o trabalho é bem feito os resultados aparecem para mostrar que estamos há quase doze anos a fazer de Braga um espaço mais verde e amigo do ambiente”, acrescentou.

Este resultado surge numa fase em que Braga está na corrida ao título de Capital Verde Europeia 2026. A qualidade das praias fluviais foi, também, um dos fatores que contribuiu para que a candidatura de Braga conste do grupo das nove cidades selecionadas para o galardão atribuído pela Comissão Europeia. “Esta é a prova de que o trabalho árduo compensa. Devo ressaltar que a conquista do selo de excelente qualidade da água se deve a um trabalho comum e de envolvência da população, em particular das Juntas de Freguesia e das várias associações que se unem na preservação destas três praias fluviais que estão disponíveis para usufruto de todos. Estamos certos de que os Bracarenses se orgulham deste que é um reconhecimento a nível nacional”, conclui Altino Bessa.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES