Terça-feira, Abril 16, 2024
19.6 C
Braga
BragaBraga: Tadim mostra recriação única, bíblica e fiel da Paixão de Cristo

Braga: Tadim mostra recriação única, bíblica e fiel da Paixão de Cristo

© Via Sacra Tadim

A “Paixão de Cristo” regressa a Tadim, em Braga, para cumprir a sua décima primeira edição, após dois anos de suspensão. Esta encenação irá realizar-se na cidade de Lamego, no dia 25 deste mês, e no dia 1 de abril, em Tadim, às 21:30.

Nos anos anteriores, a Paróquia de Tadim levou a encenação a Castelo Branco, Bragança, Pedrógão Grande, Caminha e Arnoso Santa Maria, do concelho de Vila Nova de Famalicão. A encenação é promovida pela comunidade paroquial de São Bartolomeu de Tadim e conta com o apoio da Junta de Freguesia, do Município de Braga e de várias empresas locais q.

De acordo com João Torres, pároco de Tadim, “a comunidade inteira está envolvida numa obra em que o valor social e fé se encontram numa recriação coletiva que encena a última ceia, a conspiração e a traição de Judas, o jardim do Getsêmani, o julgamento e a condenação, o Calvário e a Crucificação”.

A dramatização das últimas horas da vida de Jesus, que decorre em quinze atos, conta com a participação de cerca de 160 pessoas, entre figurantes, organização e mecenas. Esta encenação é apresentada, desde 2009, envolvendo toda a comunidade na elaboração de cenários e produção de adereços e guarda-roupa.

A encenação é da responsabilidade da encenadora e dramaturga Sónia Sousa que ensaiou e desenvolveu técnicas, dando voz a um maior número de personagens, de forma a manter “o diálogo mais vivo” e orientar a atenção do espetador para que “possa compreender melhor o significado das várias cenas”.

Do guião, concebido pela paróquia, apresenta as personagens pela ordem de entrada em cena: multidão; Jesus de Nazaré; discípulos; soldados; Anás; Caifás; alguns escribas; homens do povo (falsas testemunhas), mulheres do povo (falsas testemunhas); Gamaliel; Pilatos; mulher de Pilatos; criada de Pilatos; Herodes; Barrabás; Sumos sacerdotes; Mãe de Jesus; Verónica; mulheres de Jerusalém; Simão de Cirene; mau ladrão; bom ladrão; João; Maria Madalena; Maria de Magdala; José de Arimateia e Jesus Ressuscitado entre outros.

De acordo com João Torres, “os habitantes de Tadim, desde os mais novos aos mais velhos, consideram este evento como parte da sua história, um acontecimento a proteger e acarinhar”. “A Paixão de Cristo de Tadim envolve toda a paróquia que se transforma num grande teatro ao ar livre com elementos cenográficos arquitetónicos e orográficos, figuras fantasiadas, sugestões visuais, sonoras e espirituais. Acontece um ‘redemoinho’ de sensações, encontramo-nos imersos num outro espaço-tempo, onde podemos viver uma experiência tanto como figurantes como espetadores”, referiu.

“A grande paixão de Jesus é anunciar aos seres humanos a grandeza do amor de Deus por nós. Quando saboreamos o amor de Deus pelos seres humanos, compreendemos que a missão evangelizadora é um ato de grande amor pela Humanidade. Deus chama-nos a anunciar o Evangelho da bondade de Deus aos homens de todas as raças, línguas, culturas e nações. Quando o fazemos, somos nós os primeiros a ser evangelizados e configurados com Cristo”, acrescentou João Torres.

A coordenação geral do evento está a trabalhar há mais de cinco meses para que tudo esteja pronto a tempo. “Este encontro uns com os outros à volta de Cristo enche o coração, faz com que volte para a vida mais consciente de que posso ser como Ele (Cristo) levar a cruz sem ressentimentos e ódios”, partilhou um elemento da referida coordenação.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES