
O Município de Braga desafiou os alunos a realizarem o percurso pedonal entre a escola e o centro da cidade e a contar o tempo que demora a realizar esse mesmo trajeto. A iniciativa “Escolas Caminháveis” decorreu esta sexta-feira, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, e contou com a presença de 220 alunos de seis estabelecimentos de ensino, assinalando o Dia Europeu sem Carros.
Os alunos da Escola Secundária Carlos Amarante, Externato Paulo VI, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Associação da Creche de Braga, da Escola de São Lázaro e Infantário de Santa Ana da Irmandade de Santa Cruz, aceitaram o repto e realizaram o percurso pedonal até à Praça Municipal, onde decorreram diversas ações de sensibilização para a importância de adotar meios de mobilidade mais sustentáveis e amigos do ambiente.
“Hoje é o último dia de uma semana intensa de atividades. Nesta ação, os alunos percorreram o trajeto a caminhar da escola até a este ponto de encontro onde aconteceram diversas atividades com a presença dos TUB, que sensibilizaram as crianças para a utilização do transporte público ou a Polícia Municipal que apresentou o projeto Segurança em Sentido Obrigatório”, referiu Olga Pereira, vereadora da Mobilidade, na sessão que contou também com a presença vereadora da Educação, Carla Sepúlveda.
Além destas sessões pedagógicas de sensibilização, os alunos realizaram atividades desportivas com uma aula de zumba e trial bike, do projeto Bike Atitude, promovido pela Trial Portugal.