Domingo, Agosto 7, 2022
24.8 C
Braga
InícioBragaBraga: School of CEOs contribuiu para reforço das competências dos empreendedores

Braga: School of CEOs contribuiu para reforço das competências dos empreendedores

© InvestBraga

A Startup Braga, em parcercia com a UMInhoExec, promoveu uma sessão de debate centrada nos desafios e oportunidades para as startups em Portugal. O mote para a conversa foi dado pela apresentação da sexta edição da School of CEOs, que arranca no início de março e cujas inscrições terminam a 17 de fevereiro.

A iniciativa, que contou com a participação de Manuel Caldeira Cabral, ex-ministro da economia e atual presidente do Conselho Estratégico da Startup Portugal, Carlos Oliveira, Presidente da Fundação José Neves, ex-Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação e antigo presidente da InvestBraga, Maria Cunha, fundadora da Josefinas e cofundadora da Wonther e Francisco Maia, fundador e CEO da Keyruptive, desafiou os presentes a refletir sobre os desafios que um empreendedor encontra durante o processo de construção do seu negócio, tendo sido consensual a ideia de que o empreendedor necessita de ter competências amplas.

Numa partilha feita a partir da sua experiência como empreendedor, Carlos Oliveira destacou a importância de iniciativas como a School of CEOs “para a formação dos empreendedores que, em grande parte dos casos, dominam os temas ligados ao desenvolvimento dos seus produtos, mas que não sabem como ler balanços ou balancetes”. “Se os empreendedores dominassem alguns conceitos base da gestão de empresas conseguiriam evitar alguns dos erros que acontecem de forma frequente, quer no que respeita à gestão do negócio, quer no momento de negociar com investidores”, acrescentou.

Manuel Caldeira Cabral reforçou também a ideia de que “os empreendedores devem acompanhar a sua experiência na área com conhecimentos amplos que os permitam contratar recursos humanos e gerir de forma eficiente as equipas”.

Já os fundadores de duas das startups da comunidade da Startup Braga sublinharam a importância de poderem ter ferramentas ágeis e capazes de os apoiar na gestão do dia-a-dia das suas empresas, bem como para os apoiar em processos tão importantes como o da procura de investidores.

Francisco Maia que, além de CEO da Keyruptive foi formando da primeira edição da School of CEOs, disse ainda que esta iniciativa foi de especial importância para que pudesse dominar algumas das principais ações decorrentes da gestão de uma empresa.

De recordar que a School of CEOs já levou à formação de mais de 80 empreendedores, em cinco edições, tendo abertas candidaturas para a edição de 2022 até ao próximo dia 17 de fevereiro. Esta é uma formação certificada pela Universidade do Minho valendo a sua conclusão 8 ECTS. As inscrições devem ser submetidas aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS