Segunda-feira, Abril 22, 2024
14.9 C
Braga
BragaBraga: SC Leões das Enguardas com sede renovada

Braga: SC Leões das Enguardas com sede renovada

© CM Braga

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, inaugurou hoje a requalificação da sede do SC Leões das Enguardas, na freguesia de São Victor. Com um investimento de 78 mil euros, os trabalhos incluíram também a requalificação do polidesportivo, do espaço onde se encontrava o jardim infantil e o reforço da iluminação pública na parte traseira do Bloco F.

“Ao longo dos últimos anos, o Município tem procurado contribuir para a dignificação das condições de habitação das populações, em particular nos bairros sociais através de intervenções físicas e, sobretudo, com a implementação de projetos de inovação social que têm marcado a diferença e de que são exemplo o projeto Bike Atitude, o M.A.P.A. e o projeto desportivo desenvolvido pela Associação Parretas Team”, sustentou a Câmara de Braga.

A visita ao Bairro das Enguardas ficou também marcada pela assinatura de um protocolo de colaboração entre a BragaHabit, o SC Leões das Enguardas e a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) que visa a dinamização de atividades de apoio social. O acordo prevê que a AAUM promova ações pedagógicas, culturais, desportivas e recreativas, com vista à promoção do sucesso escolar e desenvolvimento integral dos jovens que ali residem.

“O nosso objetivo tem sido envolver as pessoas, dar-lhes um sentido de pertença e de responsabilidade pelas zonas onde vivem. É muito importante que à vertente habitacional se junte esta dimensão social, como acontece aqui nas Enguardas com a presença da Associação Famílias, a dimensão desportiva, com o trabalho que é desenvolvido pelo SC Leões das Enguardas, e a dimensão educativa, que será agora reforçada com o trabalho da AAUM”, referiu o presidente da Câmara Municipal.

Ricardo Rio elogiou o trabalho desenvolvido pela BragaHabit durante o último ano que, segundo referiu, tem conseguido “marcar uma mudança do paradigma da sua relação com a política de habitação e com o trabalho com as diferentes comunidades”.

“Mais do que gerir um parque habitacional, temos de ser agentes catalisadores da mudança. Foi esse o desafio que lancei ao Carlos Videira, que tem sido uma figura muito próxima das pessoas, que tem estado sempre disponível para ouvir os moradores e os seus representantes”, afirmou o autarca, deixando também elogios à Associação de Moradores das Enguardas, “uma das mais dinâmicas do concelho”.

Já Carlos Videira, administrador executivo da BragaHabit, salientou que os projetos de inovação social desenvolvidos são “o corolário do trabalho que está a ser efetuado com as associações de moradores e com as coletividades dos bairros onde a BragaHabit tem responsabilidade”.

“Para além de promover a questão da habitação condigna, temos procurado promover o habitat, ou seja, que as pessoas que aqui vivem gostem de cá estar e tenham as melhores condições de integração para o fazer”, referiu Carlos Videira.

M.A.P.A. envolveu 120 jovens das Enguardas

O M.A.P.A – Artes Visuais é um dos projetos de inovação social que está a ser desenvolvido no Bairro das Enguardas. Esta ação tem proporcionado aos jovens ali residentes a oportunidade de adquirir competências e saberes pela prática de experiências criativas em diferentes domínios artísticos. Este trabalho de inclusão pela arte já envolveu cerca de 120 jovens, com idades entre os 12 e 25 anos. O projeto tem como parceiros a BragaHabit, a Associação de Moradores do Bairro das Enguardas e a Junta de Freguesia de São Victor.

© CM Braga

O M.A.P.A (Movimento Arte Pública Alternativo) – Artes Visuais é uma das ações da operação ATLAS, pretende desenhar e revelar caminhos que possibilitem a estruturação de dinâmicas de inclusão social através de processos participativos e comunitários de produção e fruição artísticas e culturais. A ATLAS resulta de uma candidatura ao NORTE-07-4230-FSE-000078 – CULTURA PARA TODOS, sendo co-financiada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, Portugal 2020 e do Fundo Social Europeu.

Já o projeto Bike Atitude, apoiado pelo Portugal Inovação Social, através de Fundos Comunitários, está a ser desenvolvido nos bairros das Andorinhas, Enguardas e Picoto com o objetivo de promover a prática desportiva e um estilo de vida saudável junto dos jovens ali residentes.

A iniciativa pretende criar um espaço não formal, através de sessões semanais de treino e prática desportiva, onde as crianças e jovens desenvolvam um conjunto de competências transferíveis para os seus percursos de vida e, ao mesmo tempo, se sintam valorizados, experimentem o sucesso, tracem metas e objetivos e possam transferir para o contexto social, familiar e pessoal.

O projeto social e desportivo desenvolvido pela Associação Parretas Team, um dos vencedores do Orçamento Participativo ´Tu Decides´ de 2017, tem como objetivo a criação de uma rede de apoio para crianças e adolescentes que, através do boxe, procura combater o insucesso escolar e a exclusão social.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES