
A freguesia de Ruílhe, em Braga, vai celebrar uma missa no dia 19 de março, às 20:00, na Igreja Paroquial, para assinalar o Dia de São José.
Organizada pelos “Josés de Ruílhe”, esta celebração foi agendada após a decisão do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa em retomar a realização das missas com a presença das assembleias.
José Ferreira, elemento da direção e um dos fundadores dos “Josés de Ruílhe”, referiu que pretende assinalar o Dia de São José, respeitando todas as medidas impostas pela Direção-Geral da Saúde. “Está agendada uma missa para celebrar o Dia de São José de Ruílhe, que será presidida pelo pároco Manuel Joaquim e acompanhada musicalmente pelo Grupo Coral dos ‘Josés de Ruílhe’. Iremos decorar o altar de São José com flores, mas devido às medidas de restrições, no final da missa não iremos entregar as habituais broinhas com o vinho do Porto, nem o ramo e o galardão de São José. No ano passado, as celebrações foram canceladas, uma vez que entrámos em confinamento, mas estamos confiantes em voltar a festejar como era habitual, já no próximo ano”, disse.

O grupo dos “Josés de Ruílhe” é composto por homens chamados de José. É de recordar que no ano de 2019, Firmino José Marques, deputado do PSD e antigo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, integrou o grupo nas celebrações para assinalar o Dia de São José e Dia do Pai.