Segunda-feira, Setembro 27, 2021
18.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer São Victor "mais seguro"

Braga: Ricardo Silva quer São Victor “mais seguro”

© Ricardo Silva

Ricardo Silva, candidato independente à freguesia de São Victor, em Braga, visitou os Bombeiros Voluntários de Braga, tendo sido recebido pelo presidente da Direção da Associação Humanitária, Capitão Miguel Ferreira, demais elementos dos órgãos sociais e pelos elementos do Comando dos Bombeiros Voluntários de Braga.

A visita do candidato teve como objetivo “perceber se, em caso de emergência, os Bombeiros Voluntários de Braga estão devidamente preparados para dar as respostas no terreno, pois a segurança e o socorro à população da freguesia de São Victor é uma preocupação atinente desta candidatura”.

Miguel Ferreira referiu que “apesar das condições financeiras da corporação estarem atualmente mais equilibradas, torna-se fulcral apostar numa consciencialização da sociedade civil que permita maior apoio aos Bombeiros Voluntários”. O novo quartel dos Bombeiros, o lançamento de novas recrutas, o investimento em novas viaturas e a ausência de parcerias mais reforçadas entre a Corporação dos Bombeiros Voluntários e as Juntas de Freguesia do Concelho de Braga foram alguns dos temas abordados na visita.

Neste encontro, Ricardo Silva manifestou “vontade de continuar as parcerias que têm sido desenvolvidas até à data, entre a autarquia de São Victor e os Bombeiros Voluntários de Braga”, lembrando a “cedência de equipamentos de proteção individual no combate a incêndios urbanos e industriais”. Mas, para Ricardo Silva, “a Junta de Freguesia de São Victor tem de estar à altura de assumir outras responsabilidades, devendo investir cada vez mais nas ações de formação e prevenção”. Para isso, Ricardo Silva, desafiou os Bombeiros Voluntários de Braga a “desenvolver ações de formação dirigidas à Unidade Local de Proteção Civil de São Victor”, capacitando os elementos desta unidade, mas “preconizando ações de sensibilização para a comunidade em geral”.

“É nossa missão apoiar quem está sempre disponível a ajudar a comunidade de São Victor, em particular, e o concelho de Braga, em geral. Por isso, entendemos que podemos avançar para uma parceria diferenciadora com os Bombeiros Voluntários, desafiando-os a liderarem ações que visem prevenir os incêndios urbanos, a sensibilizar para as questões da sinistralidade rodoviária e a promover o ‘Bombeiro Júnior’, dirigido ao público escolar”, afirmou Ricardo Silva.

“As visitas dos Bombeiros às escolas e a possibilidade de vestir os alunos com as ‘fardas dos bombeiros’ permitirá uma valorização dos Soldados da Paz, o estímulo a esta missão e o incremento do número de associados. A Junta de Freguesia de São Victor poderá instituir estes projetos-piloto e assumir o compromisso de sensibilizar outras autarquias para reconhecerem o importante e meritoso papel dos ‘nossos’ Bombeiros Voluntários”, garante o candidato.

Para promovermos um cenário de verdadeira segurança em São Victor, Ricardo Silva alerta que “o Município terá de ter um papel mais atuante e rigoroso no que toca à verificação e manutenção periódica da rede de hidrantes, bem como realizar um plano estratégico de ruas acessíveis, pois a presença de pilaretes pode inibir a rápida circulação das viaturas de emergência”. Neste particular de requalificação de ruas, Ricardo Silva propõe que “se analisem os projetos em Conselho Municipal de Proteção Civil”.

No âmbito da preocupação com o socorro animal, os elementos da candidatura independente também foram informados que esta é a 5.ª corporação a ter kit de primeiros socorros para animais, tendo material adequado para as eventuais necessidades.

Nesta visita, Ricardo Silva contou com a presença de Maria Helena Lessa, Vítor Teixeira e Mário Meireles, elementos da lista que têm vindo a visitar várias instituições ligadas à freguesia, realçando a “construção de um programa eleitoral que assente num verdadeiro compromisso com a comunidade”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS