Sexta-feira, Setembro 17, 2021
16.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Silva quer apostar na formação e sensibilização em São Victor

Braga: Ricardo Silva quer apostar na formação e sensibilização em São Victor

© Ricardo Silva

A candidatura independente à Junta de São Victor, liderada por Ricardo Silva, esteve reunida no Comando Distrital de Braga da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entidade sediada no antigo Seminário Conciliar da Rua de Santa Margarida.

A comitiva foi recebida pelo Comandante Hermenegildo Abreu, bem como pelo Segundo Comandante Rui Costa, que apresentaram os eixos de atuação do Comando Distrital de Braga e expuseram o quotidiano daquela unidade de Proteção Civil.

O Comando Distrital de Braga serve 14 concelhos e 347 freguesias, onde se insere a Freguesia de São Victor. Proporcionalmente, dada a densidade populacional desta freguesia, há vários registos de incidentes, das mais variadas ordens, sobretudo incêndios urbanos e sinistros rodoviários.

Após a exposição efetuada pelo Comandante Hermenegildo Abreu, Ricardo Silva desafiou o Comando Distrital a “emparceirar iniciativas de índole preventiva com a Junta de Freguesia de São Victor, apostando na formação e sensibilização de públicos escolares, nomeadamente na constituição de Clubes de Proteção Civil”.

“Esta ideia pertence às unidades curriculares de ciências e pode ser desenvolvida em período letivo para estimular o maior conhecimento e sensibilização para as ações de proteção civil, incentivando à adoção de comportamentos preventivos e não somente reativos”, sublinhou o candidato.

Por outro lado, Ricardo Silva instigou o Comando Distrital a “reforçar o eixo de atuação à comunidade, promovendo ações formativas para o público em geral, mas para as Unidades Locais de Proteção Civil das Juntas de Freguesia”. “E aqui, há tanto para fazer, pois este foi um órgão desenhado pelo governo, mas para o qual existe uma falta de formação e de recursos logísticos, bem como se torna necessário apostar na qualificação dos recursos humanos”, afirma Ricardo Silva.

“O nosso projeto acredita que se deve apostar nos pilares bases da sociedade, tal como a Segurança/Proteção Civil, a Saúde e a Educação, pelo que se torna urgente reforçar e capitalizar as instituições que estão ao serviço do bem-estar da nossa comunidade”, diz o candidato independente.

Neste preceito, a candidatura encabeçada por Ricardo Silva e que nesta reunião contou com a presença de Daniel Mendes e de Vitor Teixeira, preconiza mais ações de formação e o incentivo a projetos do género “Aldeia Segura”, adaptados ao meio urbano, “capazes de promover a sensibilização e a adequada resposta às várias necessidades da comunidade de São Victor”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS