Quarta-feira, Maio 5, 2021
14.4 C
Braga
InícioBragaBraga: Ricardo Rio anuncia empreitada na Escola Básica de Aveleda

Braga: Ricardo Rio anuncia empreitada na Escola Básica de Aveleda

Bruno Martins

O Partido Socialista e a CDU abordaram na Reunião de Executivo Municipal de Braga, que se realizou na manhã desta segunda-feira, os problemas de degradação da EB1 de Aveleda.

Liliana Pereira, vereadora do Partido Socialista de Braga, afirmou que os pais “andam há 5 anos nesta luta” e, enquanto responsável política, “esta é uma situação inaceitável”. “A luta e a reivindicação destes pais prendem-se com o parque infantil da escola que está em avançado estado de degradação e que está vedado com grades, mas que continua acessível às crianças. Uma das soluções possíveis seria a retirada total do próprio parque infantil ou a realização de intervenções de manutenção”, disse a socialista.

Outra reivindicação dos pais deve-se ao calor que se faz sentir no interior das salas de aula em dias quentes. “Estes pais relatam que chegam a acontecer aulas nos corredores da escola. Também há humidade em todas as divisões do Jardim de Infância e os pais estão à espera de uma intervenção”, apelou Liliana Pereira.

Por sua vez, Bárbara Barros, vereadora da CDU, informou o Executivo Municipal de Braga que reuniu com a Associação de Pais da EB1 de Aveleda, alertando para “o perigo eminente para a saúde daquelas crianças”. “Tivemos conhecimento que foi feita uma avaliação técnica em que a escola não cumpria os critérios mínimos para uma requalificação. Independentemente da solução que o Município de Braga encontre para resolver a falta de condições desta escola, os problemas destes edifícios são um perigo eminente para a saúde daquelas crianças”, alertou.

A vereadora falou, ainda, que as crianças ficam “sujeitas a temperaturas demasiado altas no verão, prejudicando o funcionamento normal daquela escola”, acrescentou.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhou que a vereadora da Educação, Lídia Dias, tem feito várias reuniões com o Conselho Geral, Junta de Freguesia, Associação de Pais e responsáveis das escola, pelo que a escola “será alvo de uma empreitada que deverá decorrer em período não letivo”. “As infraestruturais são muito difíceis de corrigir devido a erros de conceção da obra. Vai ser lançada uma empreitada e esse projeto vai ser elaborado pelos nossos serviços em período não letivo”, anunciou o autarca.

Quanto ao parque infantil, o presidente da Câmara Municipal de Braga pensou na sua retirada total, mas foi decidido que “será atribuído um apoio à Junta de Freguesia para proceder à instalação de um novo parque, onde a proposta será levada na próxima Reunião de Câmara”.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS