Braga reúne estudantes e especialistas para debater realidades de três bairros sociais da cidade
Quinta-feira , Agosto 13 2020 Periodicidade Diária nº 2542
Principal / Notícias / Braga reúne estudantes e especialistas para debater realidades de três bairros sociais da cidade

Braga reúne estudantes e especialistas para debater realidades de três bairros sociais da cidade

Entre 4 a 9 de setembro, Braga reúne uma equipa internacional de 30 estudantes, assim como profissionais e académicos especialistas de diversas áreas, disciplinares para debater e tornar visíveis as complexidades e realidades existentes em três bairros sociais da cidade.

O Transcribe Summer Lab, integrado no projeto ‘ReEscrever o Nosso Bairro’, será um laboratório experimental e teórico-prático no qual a equipa selecionada de 30 estudantes irá discutir e elaborar trabalhos práticos que visem tornar visíveis as complexidades e as realidades existentes em três bairros sociais da cidade – Bairro Social das Enguardas; Bairro Social de Santa Tecla e Complexo Habitacional do Picoto – de modo a produzir novas narrativas e possibilidades de atuação sobre estes espaços.

Estes estudantes serão distribuídos em três grupos de trabalho – um por Bairro – e acompanhados por uma equipa de profissionais e académicos especialistas nos temas que serão abordados. O espaço de trabalho será o Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, mas os trabalhos resultantes terão de resultar de uma forte componente de trabalho de campo, no qual se encaminham os estudantes a vivenciarem os espaços do bairro e a interagirem com os seus moradores.

Paralelamente, entre as 19h00 e as 20h00 dos dias 4, 5, 6 e 8 de setembro, no auditório do Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa, estão programadas sessões abertas ao público, realizadas por convidados especialistas que irão apresentar casos de estudo práticos sobre os temas que serão explorados. Todas as sessões serão realizadas em inglês.

  • 4 de Setembro: André Castanho Correia, Daniel Pereira e Fernando P Ferreira (Space Transcribers, Braga);
  • 5 de Setembro: Tiago Mota Saraiva (ateliermob, Lisboa) e Sílvia Gomes (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Braga);
  • 6 de Setembro: Tiago Carrasco (Jornalista) e Mohamad Hafeda (Febrik, Londres);
  • 8 de Setembro: Cidália Ferreira Silva e Vincenzo Riso (Escola de Arquitetura da Universidade do Minho).