Braga reforça contacto com a Costa do Marfim
Quinta-feira , Agosto 13 2020 Periodicidade Diária nº 2542
Principal / Notícias / Braga reforça contacto com a Costa do Marfim

Braga reforça contacto com a Costa do Marfim

O Embaixador da Costa do Marfim, Koffi Fana esteve, esta quarta-feira, de visita à cidade de Braga para conhecer as vantagens competitivas da região. Neste encontro, Koffi Fana fez-se acompanhar pelo seu conselheiro económico e cultural, Alloba Marcellin N’Djomon. A ocasião foi aproveitada para falar sobre potenciais oportunidades de cooperação e sobre a preparação de uma proposta de geminação entre Braga e Korhogo, cidade da Costa do Marfim.

A visita do Embaixador começou com uma reunião na InvestBraga, onde foi apresentado ao diplomata o ecossistema económico do concelho, tendo de seguida visitado as instalações do Altice Forum Braga. E porque a aposta na Educação é um dos ex-libris do concelho, Koffi Fana visitou também a Reitoria da Universidade do Minho, onde foi recebido pelo Pró-Reitor Guilherme Pereira, responsável pela área de Avaliação Institucional e Projetos Especiais.

Ainda da parte da manhã, o diplomata foi recebido na Câmara Municipal de Braga por Ricardo Rio. Nesta ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Braga indicou que a Autarquia está a preparar uma proposta de geminação com a cidade de Korhogo, da Costa do Marfim.  Esta proposta, que será submetida à aprovação dos órgãos autárquicos, constitui uma nova janela de oportunidades para o Município. “A Costa do Marfim é um dos países africanos com um registo de crescimento económico significativo e onde existem já várias empresas da região a atuar”, referiu. Para o presidente da Câmara Municipal de Braga esta ligação pode ser um reforço e um estímulo para que mais empresas possam vir a ter essa colaboração e beneficiar do potencial de crescimento daquele país. A mesma opinião foi partilhada pelo Embaixador da Costa do Marfim que, na sua intervenção, sublinhou a existência de diversas oportunidades de negócio no seu País para as empresas de Braga, nomeadamente, nos setores do têxtil, calçado, construção e energias renováveis, entre outros.

O Embaixador visitou ainda outros pontos de atratividade da cidade como foi o caso do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), onde foi recebido por Francisco Guimarães, Business and Strategic Relations Officer do INL.  A visita terminou com a ida do diplomata ao Latino Group, onde foi recebido pela CEO, Clementina Freitas.

Recorde-se que a visita do Embaixador da Costa do Marfim é organizada pela InvestBraga e pela Câmara Municipal de Braga e está inserida na estratégia de atração de investimento para o Município.