Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioBragaBraga recebeu conferência para dar a conhecer oportunidades económicas entre Portugal e...

Braga recebeu conferência para dar a conhecer oportunidades económicas entre Portugal e Argentina

© CM Braga

Dar a conhecer as oportunidades de investimento entre Portugal e a Argentina foi o objetivo da conferência que decorreu esta quinta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Braga.

A iniciativa resulta de uma parceria entre o Município de Braga e a cidade de Villa María, na Argentina, que, juntamente com o Assunção, no Paraguai, estão a trabalhar num projeto de cooperação sobre desenvolvimento sustentável selecionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia.

Na abertura da conferência, o presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, Ricardo Rio, realçou a aposta que o Município de Braga tem feito na internacionalização da cidade, “não apenas no sentido de atrair investimento estrangeiro para Braga, como também para dar a oportunidade às empresas e agentes locais de estabelecer novas parcerias e projetos com diversos países”.

“Estamos fortemente empenhados em construir uma relação duradoura com diversos países e agentes económicos, no sentido de colocar Braga no radar do investimento internacional”, acrescentou o autarca, referindo que Braga tem atualmente uma “economia de futuro, assente na inovação, no capital humano e no conhecimento”.

Na sessão, que contou com a presença do intendente de Villa Maria, Martín Gill, e do conselheiro da Embaixada da Argentina em Portugal, Ricardo Rio considerou que existem oportunidades de investimento e de trocas comerciais recíprocas que podem ser aproveitadas pelas duas partes.

“Os portugueses têm uma relação tradicionalmente muito forte com o Brasil. Mas toda a América Latina é atualmente um dos espaços geográficos com maior dinamismo e maior potencial económico. Sabemos que a Argentina tem enfrentado inúmeras dificuldades, mas é um país com grandes perspetivas de futuro”, frisou.

De referir que até amanhã, Braga recebe a visita de uma delegação das cidades de Villa María (Argentina) e Assunção (Paraguai), no âmbito promoção do desenvolvimento urbano integrado, inclusivo, resiliente e ecológico da Cidade de Villa María e sua região. O projeto, intitulado “Rumo a um Desenvolvimento Sustentável”, foi selecionado para financiamento no âmbito dos Subsídios para Ações Externas da União Europeia, sendo liderado por esta cidade argentina e integrando também a capital do Paraguai, além de Braga.

Ao longo desta semana, esta delegação teve a oportunidade de visitar os diversos serviços e empresas municipais, assim como os principais agentes da região, nomeadamente a Universidade do Minho, o INL, e a Associação Empresarial de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS