Quinta-feira, Junho 20, 2024
21.7 C
Braga
BragaBraga recebe primeiro encontro europeu da rede URBACT "Cities After Dark"

Braga recebe primeiro encontro europeu da rede URBACT “Cities After Dark”

© CM Braga

A cidade de Braga vai receber a Conferência Internacional “Cities After Dark – Uma Perspetiva sobre a Economia da Noite”. Este evento, que terá lugar no Salão Nobre do Theatro Circo, no próximo dia 14 de novembro, às 17:00, está inserido no primeiro encontro da rede URBACT “Cities After Dark” e reúne especialistas e líderes de várias cidades a nível internacional para discutir estratégias inovadoras relacionadas com a vida noturna das cidades, para um crescimento sustentável.

A conferência, cuja sessão de abertura estará a cargo de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, será moderada por Simone D’Antonio, especialista da Comissão Europeia para a Economia da Noite, e tem como oradores Thierry Charlois e Natalie Mets, responsáveis das políticas para a noite das cidades de Paris e de Tallinn, assim como Juma Assiago, Coordenador Global do programa “Safer Cities” da UN-Habitat o urbanista norte-americano Alby Bocanegra.

Esta conferência pretende “lançar luz sobre a importância da economia da noite em termas como a segurança urbana, entretenimento noturno, e estratégias inovadoras para tornar as cidades mais vibrantes e seguras após o anoitecer”. Nesta iniciativa, os oradores convidados irão partilhar as suas visões e experiências, criando um espaço de aprendizagem e discussão vital para todas as cidades que procuram melhorar a governança durante o período noturno e promover o desenvolvimento urbano sustentável.

A iniciativa é parte integrante da rede “Cities After Dark” uma rede do programa URBACT liderada pela Cidade de Braga, sob o mote “Economia da Noite para um Crescimento Sustentável”. Este projeto conta ainda com as cidades de Paris (França), Tallinn (Estónia), Varna (Bulgária), Génova (Itália), Magala (Espanha), Nicósia (Chipre), Piraeus (Grécia), Zadar (Croácia) e Budva (Montenegro).

A “Economia da Noite” é composta por atividades essenciais para o funcionamento de uma cidade 24 horas por dia e desempenham um papel significativo na economia global. Este projeto europeu abrange diversos setores, como mobilidade, entretenimento, hospitalidade, serviços de emergência, segurança, logística, serviços, etc.

Sobre o URBACT

O URBACT é um programa de cooperação europeia que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável. Financiado pela União Europeia, o programa concentra-se na troca de conhecimento e experiências entre cidades para abordar desafios urbanos comuns.

O URBACT promove a inovação urbana, incentivando as cidades a experimentar soluções inovadoras para os desafios urbanos e a implementar projetos-piloto. Este programa desempenha um papel importante no fortalecimento da cooperação entre as cidades europeias, permitindo que elas enfrentem os desafios urbanos de forma mais eficaz e a partilha de conhecimento para criar cidades mais sustentáveis e inclusivas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES