Quarta-feira, Fevereiro 21, 2024
15.6 C
Braga
InícioDesportoAtletismoBraga recebe 108.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Atletismo

Braga recebe 108.ª edição dos Campeonatos de Portugal de Atletismo

Estádio 1.º de Maio © DR

Este fim de semana, 29 e 30 de julho, a pista de atletismo do Estádio 1.º de Maio, em Braga, acolhe os Campeonatos de Portugal, prova individual mais importante do calendário nacional.

Depois de ter recebido parte dos atletas nos Campeonatos de 2020 (realizados em várias pistas, devido à pandemia), Braga volta a receber uma organização completa dos Campeonatos de Portugal, a 108.ª edição, algo que só tinha acontecido em 1992.

Nesse ano, os Campeonatos estrearam a pista sintética de Braga, que só ficou pronta para a competição às 07:00 do dia da primeira jornada.

Nestes campeonatos, em masculinos, destacaram-se especialmente dois nomes, que viriam a ser recordistas nacionais. No salto com vara, Nuno Fernandes, então no CIPA, saltou 5,45 metros e conseguiu os “mínimos” para os Jogos Olímpicos de Barcelona. Agora a qualificação para os Mundiais é de 4,81 m); e no lançamento do martelo, o ainda júnior Vitor Costa triunfou com a marca de 65,14, com a marca de 65,14 metros, a escassos 22 centímetros do recorde de Portugal que então pertencia a Carlos Sustelo.

Em femininos, o destaque foi para a prova de 100 metros barreiras, com quatro atletas a melhorarem os seus recordes pessoais, salientando-se a barreirista Sandra Barreiro, então no Sporting, que igualou o recorde de Portugal com a marca de 13,83 segundos.

Houve muitos despiques acentuados nessa edição e alguns atletas “bisaram” títulos, como Luís Cunha (100 e 200 metros), Fernando Alves (peso e disco) e Teresa Machado (peso e disco).

Agora, 31 anos depois, a competição regressa a Braga e, para além do significado que tem como a competição individual mais importante do calendário nacional, tem ainda o acréscimo de ser uma última oportunidade valiosa para os atletas que pretendem competir nos Campeonatos do Mundo que se realizam no próximo mês em Budapeste.

Como é habitual, as inscrições e resultados estão disponíveis na plataforma FPA Competições e a transmissão (por streaming) do evento estará disponível no canal Youtube da FPA, com as provas a começarem amanhã, dia 29, às 15:00 e no domingo, dia 30, também às 15:00.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES