Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioBragaBraga quer aumentar número de voluntários no concelho

Braga quer aumentar número de voluntários no concelho

© CM Braga

A estrutura municipal de voluntariado “Braga Voluntária” deu por terminado um ciclo de formações ao nível da gestão de voluntariado, disponibilizadas às diferentes organizações não governamentais (ONG’s) e associações do concelho, bem como aos serviços municipais que estão a cooperar com esta nova estrutura.

O trabalho com as ONG’s foi iniciado no mês de dezembro, com a oferta do curso de Gestão de Voluntariado, desenvolvido em parceria com a escola de voluntariado Pista Mágica. Durante dois meses, foram realizadas sessões de formação online para o esclarecimento de dúvidas e partilha de ideias entre todos os inscritos no curso.

No âmbito desta parceria, foi também possibilitada a oportunidade, a todos os serviços municipais, de se juntarem à nova estrutura municipal de voluntariado  “Braga Voluntária”, por meio da participação em oficinas de trabalho no quadro da gestão do voluntariado.

Nestas oficinas de capacitação, cada serviço municipal fez-se representar pelos técnicos com responsabilidades no domínio do voluntariado, encorajados a efetuar melhorias nos procedimentos, a criar manuais para os voluntários e a conceber novos projetos de voluntariado.

Com estas sessões, “foi possível chegar a mais de 20 organizações, representadas por cerca de 60 gestores de voluntariado. No contexto municipal, conta-se o envolvimento de 12 técnicos do município, dos mais diversos serviços”, referiu o Município de Braga.

Segundo a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, “o balanço que fazemos e o feedback que recebemos são muito positivos, e sentimos que estamos no bom caminho para alcançar os objetivos a que nos propomos de dinamizar um voluntariado de impacto na nossa cidade. Estamos a fazer um caminho seguro e em colaboração com todas as forças vivas do nosso território com ‘know-how’ na área do voluntariado, que já têm dado provas vivas que estão ativas, envolvidas e comprometidas com este projeto, que é de todos os bracarenses”.

No próximo mês, a “Braga Voluntária” continuará a trabalhar de perto com as ONG’s e associações, com vista a identificar as necessidades e os perfis de voluntários para os quais, posteriormente, serão promovidas candidaturas.

“A curto prazo, as juntas de freguesia que demonstraram interesse em estarem envolvidas neste projeto, serão chamadas para também colaborarem para uma Braga mais voluntária”, finalizou a vice-presidente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS